10 Erros de estilo

Há erros de estilo que me provocam pele de galinha. Não por que temos de seguir um manual de regras ou vestir de forma certinha, sem espaço para a expressão individual, mas por não favorecerem o corpo ou não se adequarem ao contexto. O que significa que há coordenados que são perfeitos para ir à praia, para uma saída à noite com os amigos ou fim de semana, mas não se adequam para um look citadino ou profissional.

Outros visuais simplesmente pecam pela falta de equilibrio entre os volumes, comprimentos e formas, dando-lhe um ar desleixado. Além disso, nem tudo o que vê nos desfiles e editoriais de moda ou blogues a valorizam ou são adequados para o seu estilo de vida. Aliás, usar todas as tendências num único look pode tornar-se excessivo.

“Então mas cada pessoa não deve andar como bem quer e lhe apetece?” este é um dos comentários que mais ouço quando abordo estes temas. Claro que cada indivíduo deve ter liberdade de escolha e de expressão, bem como capacidade para ser criativo e inovador através da sua imagem. Aqui não se trata de seguir as regras à risca para se enquadrar nos padrões estéticos, mas sim ver de que forma pode valorizar-se e melhorar a sua imagem.

E se acha que é fútil ser avaliada pela forma como se apresenta, então deixe-me dizer-lhe que, quer queira ou não, é o que acontece, pois os outros não deviam julgá-la pela sua aparência, mas é o que fazem. Sempre. Aliás, no meu livro “Imagem Profissional, Guia de Estilo” abordo estas questões de forma detalhada.

Com certeza já ouviu a expressão “gostos não se discutem”, no entanto, deixo aqui alguns exemplos de outfits de celebridades, bloggers e de street style que, na minha opinião, representam alguns dos erros de estilo mais comuns.

10 Erros de Estilo a Evitar

Sapatos com Meias Brancas

Adoro a Diane Keating e o seu estilo, por vezes até um pouco masculino, mas a verdade é que não consigo mesmo gostar de ver meias brancas com sapatos e sandálias. Acho tão colegial, até porque toda a atenção vai concentrar-se nos pés. Se pretende dar um toque irreverente, então opte por um acessório statement ou por um contraste de cores e padrões. Além disso, as meias vão “cortar” o comprimento da perna, fazendo-as parecer mais curtas.

style-mistakes

Atenção às Leggings e aos Volumes

A Kim Kardashian é uma referência global de estilo e influencia milhares de mulheres, que acompanham e copiam os seus looks. Porém, nem sempre usa o que mais a valoriza e, como tal, não é de admirar que já tenha sido destacada pelos “piores looks”. Este é um bom exemplo do que não deve fazer, sobretudo se tiver um corpo formato pêra, como é o caso da Kim. As leggins devem ser usadas com uma blusa ou túnica mais comprida, de forma a cobrir a zona da anca e glúteos, sobretudo se usar um tecido fino, que quando colado ao corpo fica semi-transparente e revela a lingerie. Neste caso, umas leggins de tecido brilhante vão chamar ainda mais a atenção para a zona da anca. Por outro lado, o casaco de grande volume com corte a direito e comprimento pela cintura torna o tronco quadrado. Ou seja, embora a Kim seja conhecida pelas suas curvas, este look desfavorece-a.

style-mistakes-1

Roupa Oversized

A moda é cíclica e em cada estação surgem novas tendências. A questão é que nem tudo a favorece e quando usado em excesso pode tornar-se pesado e desequilibrado. Um bom exemplo é a roupa demasiado larga e grande, pois vai dar-lhe um ar desleixado ou de quem pediu a roupa emprestada. A sensação que transmite é de que a roupa está uns números acima do seu, tornando-se deselegante. Se gosta de peças oversized, aposte apenas numa e não num look completo. Além disso, um visual bege da “cabeça até aos pés” pode tornar-se monótono.

style-mistakes-2

Roupa Apertada 

Há quem use um tamanho abaixo por achar que vai parecer mais magra, mas o efeito é precisamente o contrário. Além disso, vai sentir-se desconfortável e mais limitada nos seus movimentos. Se uma peça está apertada, então não a use. Um bom indicador são os botões da camisa, pois se estes ficarem afastados quer dizer que a blusa é pequena para si. Outro exemplo, são as calças ou blusas muito justas, que evidenciam os chamados “pneus” que se acumulam à volta da cintura. Se tiver um peito grande, use um top por baixo da camisa e deixe-a aberta até onde termina o peito, de modo a não forçar os botões. Os tecidos com elasticidade também são uma boa opção, mas o tamanho deve ser sempre o mais indicado.

style-mistakes-12

Comprimento Demasiado Longo

Mangas que cobrem por completo as mãos e bainhas que se arrastam pelo chão dão a sensação de que estão demasiado grandes e que a roupa não é sua. As calças usam-se compridas, sobretudo se pretender alongar as pernas, mas umas bainhas com folgas junto aos pés e ao chão não só podem fazer com que tropece, mas também que termine o dia com uma barra de sujidade. O que não é uma imagem muito apelativa, pois não?

style-mistakes-3

Comprimento Demasiado Curto

Já deve estar a perguntar, mas então qual é o problema deste look? Os calções de ganga muito curtos são perfeitos para ir à praia, mas para um visual de cidade nem sempre são a melhor opção. Neste caso, o casaco é mais comprido do que os calções, pelo que de costas vai parecer que não tem nada vestido por baixo, mas também não é suficientemente comprido, como é o caso de um trench coat, para criar um look por camadas. Além disso, o lenço está demasiado comprido em relação aos calções. Se tiver muita celulite e flacidez nas pernas saiba que os comprimentos muito curtos também não a favorecem.

style-mistakes-4

Transparências Reveladoras

As rendas e as transparências podem ser muito elegantes, sobretudo se souber jogar com os contrastes ou harmonias. Neste outfit, as calças são demasiados compridas e transparentes, sendo a camisola de malha muito curta para usar como vestido. Além disso, os sapatos bota pretos dão um aspecto muito pesado ao look, “cortando” a linha visual das pernas.

style-mistakes-5

Sapatos Bota com Saia ou Vestidos

Este é um dos erros mais comuns, sobretudo nos blogues de moda. Se tiver umas pernas longas, tipo Alexa Chung, use e abuse de botins, mas se for de baixa estatura, então saiba que as suas pernas vão parecer ainda mais curtas, sobretudo se forem de salto raso. Se pretender alongar a silhueta prefira sapatos abertos e sem tiras, de salto alto, com a ponta em bico ou nude (cor de pele).

style-mistakes-10

Look Demasiado Revelador

Este é um look perfeito para ir à praia, mas para andar na cidade tona-se demasiado revelador do corpo. Se gosta de peças justas e curtas junto ao corpo, então equilibre a linha com uma terceira peça mais longa, como é o caso de uma camisa fluída usada aberta, de um colete a 3/4, de um quimono acetinado ou de um tench coat fino. Ou se usar peças decotadas e justas na parte superior do corpo, experimente conjugar com uns calções, calças ou saias mais fluídas.

style-mistakes-7

Soutien à Vista

Se tiver um decote demasiado profundo, então tenha atenção para o soutien que vai usar ou recorra a um top por baixo. Muitas mulheres acham sexy usar o soutien à vista e, em alguns casos, até pode funcionar, mas esta opção é demasiado reveladora, pois ao sentar-se e dobrar-se o mais provável é que fique ainda mais exposta aos olhares.

style-mistakes-8

O soutien deve estar adequado ao seu tipo de peito e tamanho, mas também à sua roupa. Se usar decotes (na frente ou nas costas) ou um top cai cai opte por um modelo específico. Neste caso, escolha um soutien sem alças, pois ao contrário do que pensa esta combinação não é nada sexy. E não se esqueça, de que as alças de silicone também são visíveis pelo que também não são as mais indicadas.

style-mistakes-9

E qual é para si o maior erro de estilo?

Rita Carvalho

Comentários sobre o post

Leave a Reply

Your email address will not be published.