10 Erros que envelhecem a pele

A maioria das mulheres ainda comete alguns erros na sua rotina diária e desvaloriza alguns cuidados específicos, que são fundamentais para prevenir e retardar o envelhecimento da pele. Deixo aqui algumas dicas simples de seguir e que podem fazer toda a diferença, ao longo dos anos.

Veja quais são os 10 erros mais frequentes que envelhecem a pele do rosto

1. Dormir com maquilhagem

Mesmo que esteja cheia de sono deve retirar sempre a maquilhagem à noite, de modo a evitar a secura da pele e o aparecimento de acne e de rugas. É importante remover todas as impurezas acumuladas ao longo do dia, com a água micelar e/ou gel de limpeza, antes de se deitar.

2. Usar protetor solar apenas na praia

Aplique um creme de rosto com proteção solar, mesmo sem ir à praia e durante todo o ano, pois o sol é uma das principais causas de envelhecimento e de manchas na pele. Muitos cremes de dia já têm fator de proteção solar nas suas fórmulas. Ou então, opte por um creme com cor, base ou BB Cream com FPS.

3. Apanhar sol durante as horas de maior calor

Muitas pessoas gostam de aproveitar ao máximo o sol para conquistar um bronzeado mais rápido. Porém, a exposição repetida à radiação UV acelera os sinais de envelhecimento, como o aparecimento de rugas, manchas e flacidez, além de aumentar o risco de cancro. Evite o horário em que a radiação UVB é mais intensa, entre as 10 e 16 horas, reduzindo assim o risco de queimaduras e de vermelhidão na pele. E não se esqueça de usar proteção solar 50+.

4. Não aplicar creme de olhos

A área dos olhos é mais sensível e fina, pelo que necessita de um cuidado específico. Além disso, é importante prevenir o aparecimento dos chamados pés-de-galinha, bem como atenuar as olheiras e papos com um creme de olhos.

5. Usar cremes para o corpo no rosto

A pele do rosto é mais fina e delicada, do que a do corpo, e tem necessidades diferentes. Além disso, pode ter uma pele mais seca no corpo e no rosto esta ser oleosa ou mista, pelo que é essencial usar os produtos mais adequados para o seu tipo de pele.

6. Hidratar o rosto somente de manhã

Cuide também da sua pele à noite, depois de fazer a limpeza do rosto. Os cremes de noite têm fórmulas mais concentradas, que incluem minerais e vitaminas, combatem a ação dos radicais livres, promovem a firmeza e hidratam em profundidade. Um cuidado diário fundamental para rejuvenescer a sua pele.

7. Espremer as borbulhas

Esta é uma das maiores tentações quando surge uma borbulha no rosto. No entanto, espremer as borbulhas vai provocar cicatrizes e manchas na pele. Em vez disso, aplique produtos específicos e localizados para secar esta inflamação. Algumas fórmulas têm cor, de modo a disfarçar a vermelhidão.

8. Não lavar os pincéis de maquilhagem

Talvez não saiba, mas deve lavar os seus pincéis de maquilhagem, pelo menos uma vez por mês. Este ritual é importante para evitar a proliferação de fungos e de bactérias no rosto. Lave os pincéis com água morna e um sabonete de glicerina ou champô suave e deixe-os secar ao ar livre.

9. Desvalorizar os cuidados anti-rugas

Depois dos 30 anos, a pele perde colágeno e surgem as primeiras rídulas e rugas. O creme anti-rugas é importante para prevenir os sinais de envelhecimento da pele, tais como rugas, manchas e perda de firmeza. Por isso, comece a usar um cuidado específico para as primeiras rugas, de forma a retardar o seu aparecimento.

10. Desvalorizar a importância de adotar hábitos de vida mais saudáveis

Uma má alimentação, poucas horas de sono e fumar têm uma influência negativa no estado da sua pele. A nicotina diminui a oxigenação da pele e destrói as fibras que formam o colágeno, causando o envelhecimento precoce. Deve beber muita água (dois litros por dia) e ingerir alimentos ricos em fibras, como vegetais e frutas, que fornecem as vitaminas e os minerais, que neutralizam os radicais livres. Evite, por isso, o consumo de alimentos ricos em gordura saturada e industrializados, açúcar e carboidratos.

Já fazem todos estes passos?

Acompanhem-me também no Facebook e Instagram

Rita Carvalho

Comentários sobre o post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.