Blogs do Ano - Nomeado Moda

5 Boas alternativas aos refrigerantes

Durante muitos anos, bebi refrigerantes e sumos de frutas de pacote, que considerava serem uma fonte de vitaminas e de minerais e, como tal, benéficos para a saúde.

Até que há alguns meses decidi fazer uma reeducação alimentar, consultei uma nutricionista e pesquisei informação sobre o que é afinal uma alimentação mais saudável. O resultado foi ter colocado completamente de parte este tipo de bebidas, já que me apercebi das suas consequências para a saúde.

Talvez não saiba, mas os refrigerantes têm uma elevada quantidade de açúcar, de sódio e de componentes químicos, que podem provocar o excesso de peso, a diabetes e a hipertensão, entre outras doenças. E mesmo as versões “zero açúcar” e “zero calorias” contêm aditivos alimentares, que são pouco saudáveis para o nosso organismo.

Recomendo o livro “Afinal o que raio devemos comer” do Dr. David Friedman, que explica em detalhe e apresenta todos os estudos, pesquisas e evidências científicas sobre os erros e mitos mais comuns associados à alimentação. E acreditem que depois de lerem este livro vão mudar a perceção, que tinham sobre muitas bebidas, ditas “light”, “zero calorias” e com “vitaminas” adicionadas.

Por isso, tenho procurado opções mais saudáveis e adequadas a este meu novo estilo de vida. Pois não só me sentia esgotada e sem energia, como também acumulei alguns quilos ao longo destes últimos dois anos, em resultado de uma alimentação pouco variada e desequilibrada, aliada a uma vida sedentária.

Como tal, deixo aqui algumas sugestões de bebidas refrescantes e saudáveis para quem pretender substituir os refrigerantes.

5 Boas alternativas aos refrigerantes
  1. Água com limão ao acordar – Os especialistas afirmam que beber um copo de água com umas gotas de limão, em jejum, ajuda a limpar o organismo e a eliminar as toxinas acumuladas. Além disso, o limão tem vitamina C, um antioxidante que protege as células dos radicais livres e fortalece o sistema imunitário. Outra vantagem, é contribuir para a perda de peso, já que a fibra promove a sensação de saciedade, contribuindo para sentir-se cheia durante mais tempo e comer menos. Se tiver prisão de ventre beba com água morna.
  2. Água com gás e limão – Se gosta de beber refrigerantes para acompanhar a refeição ou, até mesmo, de tomar uma bebida refrescante numa esplanada, então experimente pedir uma água com gás, gelo e limão. Além de não conter calorias, açúcar e aditivos alimentares, vai contribuir para manter-se hidratada.
  3. Chá de Hibisco e de Cavalinha – Para quem pretende perder peso, uma boa alternativa à água é ingerir certos chás, sem adição de açúcar. O chá de hibisco estimula a queima de gordura corporal, facilita a digestão, regulariza o intestino e combate a retenção de líquidos. Por isso, é uma boa opção para beber ao longo do dia. Eu preparo o chá (duas colheres de sopa ou duas saquetas de chá por cada litro) e depois coloco-o no frigorífico, bebendo-o gelado no verão. Se pretender aumentar os resultados do hibisco, junte ainda uma colher de sopa ou uma saqueta de cavalinha, já que este tem um efeito diurético (indicado para quem faz retenção de líquidos). Outra sugestão, é preparar o chá de cavalinha e adicionar umas gotas de limão, bebendo-o depois gelado ao longo do dia. No entanto, não ultrapasse a sua ingestão (1,5l) por mais de sete dias seguidos. Beba, ainda, o chá entre as refeições para potenciar o seu efeito.
  4. Águas aromatizadas – Deve beber pelo menos 1,5l por dia para o bom funcionamento do corpo. Se gosta de água aromatizada, então junte umas rodelas de limão ou de pepino com folhas de hortelã; melancia cortada em cubos e folhas de manjericão; lascas de gengibre com limão; ou rodelas de laranja com paus de canela. Deixe os ingredientes em infusão, durante algumas horas (pode prepará-lo à noite), para dar mais sabor à água.
  5. Água de coco – É uma excelente fonte de vitaminas, (vitamina A, vitamina C e vitaminas do complexo B), minerais, (potássio, fósforo, magnésio, cálcio e sódio), e de fito-hormonas, que contribuem para o bom funcionamento do organismo. Contém 94% de água, sendo uma boa alternativa às bebidas desportivas, já que hidrata o organismo, fornecendo poucas calorias e gordura. Além disso, ajuda a acelerar o metabolismo de forma natural, melhora os níveis de energia e ajuda o organismo a queimar gordura de forma mais rápida.
Gostaram destas sugestões?
Acompanhem-me também na página de Facebook Instagram
Rita Carvalho

Comentários sobre o post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.