Blogs do Ano - Nomeado Moda

5 Ícones de estilo para se inspirar

  • icones-de-estilo
  • icones-de-estilo-2
  • icones-de-estilo-3
  • icones-de-estilo-4
  • icones-de-estilo-5

Afinal qual é o critério para ter estilo? Se tivermos em conta o seu conceito, esta palavra pode definir o gosto ou aspecto distinto de uma pessoa, mas também representar um movimento artístico ou as características de uma obra ou autor. No universo da moda, o estilo é uma forma de expressão predominante numa determinada época, estando associado a tendências.

Ao escrever sobre estilo e imagem tenho de passar muitas horas a pesquisar imagens, a ler revistas, a selecionar visuais, a conhecer novas coleções e marcas, bem como a visitar blogues, que acabam por ser uma fonte de inspiração para mim.

Por isso, aproveito para destacar algumas das minhas referências de estilo, que tantas vezes estão presentes nos artigos que escrevo. Mulheres que têm um estilo único e que chamam a atenção dos media, das marcas e têm milhões de seguidores nas suas redes sociais, sendo consideradas ícones de imagem.

O que têm em comum? O gosto em assumir a sua individualidade, de arriscar e de ser original. A vontade em criar uma imagem de marca, que funciona como uma assinatura. E não se esqueça que buscar inspiração não é copiar tudo o que vê, mas sim retirar boas ideias e sugestões que funcionem para si.

5 Mulheres com muito estilo para se inspirar

1. Alexa Chung

Esta modelo, apresentadora britânica e editora na Vogue inglesa, é uma presença habitual nas publicações e em campanhas de moda, como Longchamp, Stella McCartney e L’Oréal Professional, tendo também lançado edições limitadas para Eyeko (eyeliner e máscara de pestanas) e Nailsinc (verniz de unhas).  Em 2013, lançou o livro “It”, um guia de estilo, no qual fala dos seus ícones de estilo e partilha dicas de moda, mas também os seus interesses pessoais, como a música e as redes sociais.

O seu estilo é romântico, elegante, urbano e descontraído, pelo que tanto usa um blusão perfecto com uns jeans, ténis e t-shirt, como um casaco de pêlo e botins animal print ou um vestido fluído floral. Fã de folhos, estampados animais e florais, de saias e de calções curtos, de sapatos e de mini bolsas, Alexa gosta de misturar peças clássicas com outras mais casuais e trendy, assim como diferentes texturas e padrões. O seu gosto vintage também é visível na sua maquilhagem de marca, o eyeliner, e no seu cabelo, inspirado nos anos 60, ao estilo de Jane Birkin. Acompanhe o seu estilo em Daily Alexa Chung e na sua página de instagram.

icones-de-estilo

2. Rachel Zoe

Esta stylist e consultora de moda norte-americana é responsável pela imagem de várias celebridades de Hollywood; já teve um programa de televisão “The Rachel Zoe Project”, um reality show sobre o seu dia a dia; e lançou diversos livros, como “Living in Style: Inspiration and Advice for Everyday Glamour” e “Style A to Zoe”. No seu blogue “The Zoe Report” dá dicas de moda e beleza e é responsável pela marca de moda feminina com o seu nome Rachel Zoe, com coleções que refletem o seu estilo pessoal.

O seu estilo boho chic e vintage é a sua imagem de marca. Rachel Zoe adora malas e óculos de sol oversized, calças à boca de sino, vestidos compridos estampados, casacos e coletes de pêlo, mangas com volume, camisas de seda com laçada, jóias grandes, dourados e combinações de preto e branco.  A stylist também não resiste a uma loja vintage, com coleções de criadores, que visita sempre nas suas viagens. E é precisamente esta arte de saber misturar peças antigas com outras mais modernas, que lhe conferem um estilo distinto.

De baixa estatura, Rachel usa vestidos compridos com cintos e calças de cintura alta e bainhas compridas, que dão a ilusão de ter mais altura. Por outro lado, disfarça a sua magreza com estampados e brilhos, volumes nas mangas e golas, casacos e coletes de pêlo, assim como jóias statement.

icones-de-estilo-2

3. Olivia Palermo

Esta blogger e socialite nova-iorquina é uma referência de estilo internacional, que ficou famosa depois de participar no reality show “The City“. Através do seu blogue Olivia Palermo e Instagram é seguida por milhões de pessoas, que se inspiram nos seus looks, e nos quais pode ficar a conhecer as suas peças favoritas, parcerias com marcas, campanhas de moda e edições limitadas.

O seu segredo? Tem um estilo único que desperta a atenção e que apetece copiar. Consegue misturar com mestria diferentes cores, texturas e padrões, mantendo sempre a elegância e a originalidade que a caracterizam. Mesmo de jeans rasgados, Olivia destaca-se na multidão. Sabe conjugar na perfeição básicos de moda e peças clássicas com tendências. Atenta a todos os pormenores, Olivia adora sabrinas e sapatos com detalhes, golas e casacos de pêlo e de fazer sobreposições com peças, de usar cintos nos blazers e casacos. Apesar de ter um ar de menina bem comportada, sabe ousar na forma como combina as peças e acessórios, usando um blusão com estampado camuflado, umas leggins de couro ou acessórios trendy com básicos de moda.

icones-de-estilo-3

4. Jenna Lyons

É a diretora criativa da marca J.Crew e umas das personalidades mais influentes no mundo da moda. Os seus óculos de acetato preto são a sua imagem de marca e o seu estilo criativo, elegante, descontraído e trendy contribuem para que seja uma presença constante nas redes sociais e media internacionais. Outra assinatura de marca são as mangas de camisa arregaçadas, que já mereceram um vídeo com a blogger Leandra Medine de Man Repeller. Muito alta, Jenna Lyons sabe tirar partido do seu corpo, recorrendo a sobreposições e volumes e misturando cores e padrões, que contribuem para que nunca passe despercebida. A prova de que mesmo à beira dos 50 anos, as mulheres podem inovar e ousar num visual mais moderno.

Apesar de gostar de exibir decotes profundos em looks de festa e de usar batom vermelho, Jenna equilibra este lado sensual recorrendo a um estilo masculino, com peças de corte a direito e, por vezes, minimalista. E tanto pode usar um fato smoking com ténis, como uns jeans rasgados com um blazer clássico, um blusão de ganga com um vestido clássico, ou uma blusa de malha com umas calças estampadas de seda. Ou então, usar diferentes estampados e em cores vivas, que realçam o seu lado mais criativo. Para mim, é o exemplo de uma mulher cuja imagem respira confiança, modernidade e sofisticação, mas de forma descontraída e profissional.

icones-de-estilo-4

5. Candela Novembre

Confesso que não sabia quem era até começar a reparar nos seus looks no Pinterest. Nascida em Buenos Aires, na Argentina, foi viver para a Itália com a sua irmã gêmea aos 17 anos, onde fez carreira como modelo, desfilando para grandes nomes como Marni, Pucci, Cavalli, Kenzo e Vera Wang. Atualmente, vive em Milão com o marido, o arquiteto Fabio Novembre, e as suas duas filhas. Candela Novembre é uma das it-girls italianas, graças ao seu estilo distinto, que desperta a curiosidade de quem segue as tendências de moda.

É uma presença constante neste blogue, sobretudo porque mostra como pode usar clássicos e básicos de moda, modernizando depois o seu look através de acessórios, como óculos de sol, sapatos, cinto e mala. Fã de peças vintage, gosta também de fazer compras em mercados e lojas pequenas sempre que viaja. Pode acompanhar o seu dia a dia na página de Instagram.

icones-de-estilo-5

Qual é a vossa favorita?

Rita Carvalho

Comentários sobre o post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.