5 Mitos do look profissional

  • regras-de-estilo-profissional-1
  • regras-de-estilo-profissional-2
  • regras-de-estilo-profissional-3
  • regras-de-estilo-profissional-4
  • regras-de-estilo-profissional-5

Existem ainda alguns mitos associados ao que usar (ou não) num look profissional. Será que um blazer é sempre mais profissional do que um blusão de pele? A ganga e os ténis são adequados para o trabalho? E existe alguma regra para a quantidade de cores ou de estampados a usar no mesmo visual?

A boa notícia é que a moda tende a acompanhar a evolução dos tempos e, consequentemente, os hábitos e os comportamentos das novas gerações. Por isso, o dress code (código de vestuário) das empresas também tem vindo a evoluir e a tornar-se menos rígido. No entanto, se trabalhar numa empresa que adopte um estilo mais formal e conservador, saiba que existem algumas restrições ao nível do tipo de peças, modelos e materiais que pode usar. Respeite sempre as orientações da sua empresa, mas sem esquecer que pode sempre dar o seu toque pessoal.

5 Mitos associados a um look profissional

1. Um blazer é mais profissional do que um casaco de pele

O blusão de pele é um clássico de moda e uma excelente alternativa ao tradicional blazer. Invista em modelos mais simples e de pele mais fina (natural ou sintética), se pretender um look mais elegante. Desde o modelo perfecto, de corte a direito com fecho, aos modelos mais cintados, o blusão de pele é um básico de moda versátil. Pode ser usado tanto com uns jeans e t-shirt, com uma camisa e saia lápis ou um vestido estruturado. Além do típico blusão negro ou camel, pode apostar em outros tons para um look mais moderno.

regras-de-estilo-profissional-1

2. A ganga não é adequada para um look profissional

Se trabalhar num ambiente mais formal, os jeans não vão fazer parte do seu dress code profissional. Mas no caso das empresas mais informais, a ganga pode ser uma opção prática e confortável. Experimente conjugar uma camisa de ganga com peças mais clássicas, como é o caso de uma saia lápis ou de umas calças de corte a direito, para um look mais elegante e menos desportivo. Ou então, usar uns jeans com um blazer ou trench coat. Evite apenas os modelos de jeans muito justos, com as bainhas desfiadas, desbotados, com rasgões ou muito detalhes, optando por linhas mais simples e clássicas, bem como tons mais escuros.

regras-de-estilo-profissional-2

3. Não se deve usar mais do que duas cores num visual de trabalho

É certo que cores muito vivas e grandes contrastes podem distrair a atenção, mas o segredo está no equilíbrio. Aliás, os tons neutros são ideais para a base do seu guarda-roupa, por permitirem maiores possibilidades de conjugações, mas as cores são importantes para dar mais vida e alegrar o seu visual. Um bom exemplo de como pode usar três cores, de forma discreta, é recorrer a acessórios, como um cinto, sapatos, colar ou lenço, que por ocuparem menor espaço visual não ficam tanto em evidência.

regras-de-estilo-profissional-3

4. Nunca se deve misturar padrões

Conjugar padrões pode ser um exercício de criatividade. Se prefere combinações mais discretas, misturar dois padrões da mesma cor ou preto e branco (riscas com bolinhas ou xadrez) pode ser uma boa opção, mesmo nos ambientes de trabalho mais formais. Se gostar de um visual mais arrojado, então aposte em dois padrões de tons diferentes, como riscas e flores, com uma cor dominante em comum, de forma a causar mais impacto, sobretudo se trabalhar em áreas mais artísticas e criativas.

regras-de-estilo-profissional-4

5. Os ténis são desapropriados se pretender passar uma imagem profissional

É um facto que nas empresas com um dress code mais formal, o uso de ténis não é permitido, mas num ambiente mais casual este tipo de calçado é bem aceite. Aliás, são muitas as marcas que apresentam este tipo de calçado em cores tendência ou com estampados. Evite apenas os modelos mais desportivos e aposte em formatos mais simples, discretos e sem muitos detalhes (tipo Slip On), que se assemelham aos sapatos, em ambientes semi-formais. Os ténis brancos são uma das tendências, mas o grande desafio é mantê-los sempre limpos.

regras-de-estilo-profissional-5

Shopping

shopping-imagem-profissional

Blusão com fecho de correr da Mango
Mala Cate Croc Print da Guess
Camisa com riscas da Zara
Calças estampado floral da Mango
Camisa em ganga da H&M
Ténis Fantasia da Uterque
Sapatos em pele rosa da Zilian

Para mais informação, consulte o livro “Imagem Profissional. Guia de Estilo

Rita Carvalho

Comentários sobre este post

  1. Ana Rita diz:

    Gostei muito de ler o artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.