Básicos de moda: O vestido preto

vestido preto

Um vestido preto é um básico de moda, que dá sempre jeito ter no guarda-roupa.

E são muitas as referências na moda e no cinema, que evocam todo o glamour e elegância associado ao clássico Little Black Dress. Aliás, quem não se lembra do icónico vestido preto da Givenchy, usado pela Audrey Hepburn, no filme “Breakfast at Tiffany’s”?

Versátil, esta peça feminina é um must-have, que pode usar em vários contextos, tanto num look de trabalho, como para um jantar ou evento no final do dia. E basta substituir os acessórios para conseguir uma mudança de visual de dia para a noite, sem ter de ir a casa.

“Aprendi com a minha mãe, que se tiver um vestido preto e os acessórios certos posso ter 50 vestidos diferentes” Iris Apfel

Além disso, como o preto “emagrece” e é discreto, esta é uma das cores favoritas de muitas mulheres. No entanto, lembre-se de que a forma e o tecido também contribuem para a silhueta, pelo que se pretender afinar o corpo, o melhor será optar por materiais sem brilho e cortes estruturados.

Se está indecisa em relação ao melhor modelo de vestido para si e para cada ocasião, então inspire-se nesta galeria de imagens.

O vestido de alças

Este modelo de alças, com decote em V e comprido é muito elegante e perfeito para o final do dia. Se pretender alongar as pernas, use-o com uns sapatos nude de ponta em bico. Além disso, os detalhes na vertical criam a ilusão de ser mais alta.

vestido preto

O vestido com folho

Se é bastante magra ou tem o corpo em forma de coluna, o folho na bainha vai criar a ilusão de ter mais curvas.

vestido preto

O vestido cai-cai

Este modelo sexy e elegante vai realçar a sua silhueta feminina. No entanto, se tiver o peito grande, assegure-se de que tem um soutien que garante todo o suporte e conforto. E nada de usar alças transparentes de silicone, pois estas ficam visíveis. Caso tenha um corpo em forma de coluna, como a Sara Sampaio, a cintura marcada e a saia em evasé vão criar a ilusão de ter curvas. Este também é um bom vestido para quem tem o corpo formato pêra, triângulo invertido ou ampulheta.

vestido preto

O vestido vintage

Se pretende realçar os ombros e a cintura, este tipo de vestido é o ideal. A saia armada vai criar volume na parte de baixo e se tiver os seios pequenos pode usar colares volumosos, que terminem na zona do peito. Uma dica de moda é conjugar com uns sapatos coloridos ou estampados.

vestido preto

O vestido com alças spaghetti 

As fãs do estilo minimalista adoram as linhas direitas e simples. Porém, este modelo tubo, justo ao corpo, é mais indicado para quem tem um corpo tipo ampulheta. Evite-o se tiver um peito volumoso e necessitar de um soutien com maior suporte nas alças, já que estas não devem ficar à vista. As alças finas também não são recomendadas para ambientes formais.

vestido preto

O vestido princesa

Este vestido preto é um clássico, que nunca passa de moda. Além disso, favorece a maior parte das mulheres. O decote redondo e as mangas a três quartos também são recomendadas para quem pretende disfarçar a zona do decote e dos braços. O que pode acontecer a partir de uma determinada idade, em que o corpo tende a perder firmeza e a pele fica com manchas. Complemente com acessórios statement para um look mais moderno.

vestido preto

O vestido com decote nas costas

Os decotes nas costas são muito sexy e realçam esta parte do corpo. Experimente adicionar um colar pendente para um visual mais sofisticado. Não se esqueça de usar um suporte de peito com abas adesivas para vestidos sem costas.

vestido preto

O vestido justo com transparências

Um vestido justo, decotado e transparente vai realçar o seu corpo. O que significa que deve estar em boa forma física para o vestir, já que será difícil disfarçar aquelas gordurinhas na barriga, cintura ou costas.

vestido preto

O vestido com renda

Certos detalhes, como rendas, bordados, aplicações ou folhos, podem tornar o seu look mais sofisticado. Além disso, criam um ponto de interesse visual, desviando o olhar para determinada parte do corpo. Neste caso, o pormenor de renda vai evidenciar os seus ombros, enquanto que a saia em evasé vai marcar a cintura e disfarçar a zona das ancas.

vestido preto

O vestido com gola drapeada

Um modelo clássico que realça a zona do peito e dos ombros, criando a ilusão de ter os seios maiores. Além disso, quebra a linha direita do vestido tubo, adicionado mais curvas ao corpo.

vestido preto

O vestido-combinação

As combinações de renda inspiraram os criadores de moda, que lançaram esta tendência. O truque é misturar diferentes materiais e volumes, de forma a não parecer que saiu de roupa interior, até porque o tecido normalmente usado é fino e tem aplicações de renda no decote e bainha. Experimente usar este vestido com um blazer ou casaco de malha.

vestido preto

O vestido envelope

O vestido cruzado é bastante versátil e adequado para a maior parte dos biótipos corporais. O decote em V, as mangas a três quartos e a cintura marcada na zona mais fina do corpo afinam a silhueta, enquanto que a saia em evasé disfarça a zona das ancas.

vestido preto

Qual é o vosso favorito?
Rita Carvalho

Comentários sobre o post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.