Blogs do Ano - Nomeado Moda

Cabelo liso em 5 minutos!

Que mulher não gostaria de ter um cabelo forte, com volume e brilho? As ondas estão na moda, mas a verdade é que nem sempre é fácil manter um cabelo ondulado ou com caracóis, sobretudo se preferir alisar ou mantê-lo com um aspeto penteado.

Tenho o cabelo ondulado e, durante anos, passava horas a esticar o cabelo, primeiro com uma escova e o secador e depois com uma placa alisadora. O cabelo ficava impecavelmente liso até sair à rua e ter de lidar com a humidade e a chuva. E lá voltavam os remoinhos, junto à raiz do cabelo, e as pontas ficavam novamente onduladas.

Além disso, como tenho o cabelo oleoso e tenho de o lavar a cada dois dias, as pontas do cabelo ficavam espigadas, de tanto usar a placa de alisamento.

Até que um dia, uma amiga minha disse-me que tinha feito um alisamento e que até podia sair com o cabelo molhado, que este ficava sempre liso e brilhante. E claro que não resisti a experimentar.

Este tipo de alisamento chama-se escova progressiva e tem uma duração média de três a seis meses, de acordo com o tipo de cabelo e de alisamento. Ou seja, depende da raiz, da textura do cabelo e da frequência de lavagens, já que com o crescimento da fibra capilar, este retoma as suas características naturais.

No meu caso, como tenho um cabelo fino e ondulado, opto pelo alisamento sem formol e este tratamento dura cerca de cinco meses, pois basta dar um jeito com a escova junto à raiz, à medida que este vai crescendo. Como o cabelo recebe uma boa quantidade de queratina, as pontas ficam seladas (sem pontas duplas).

A única desvantagem é que o cabelo fica sem volume, sobretudo para quem tem o cabelo fino como eu, que fica literalmente colado à cabeça. Um truque é secar o cabelo com a cabeça para baixo, mas apenas vai notar diferença ao fim de um mês, quando a raiz começar a crescer, bem como usar uma espuma para dar volume. Os tons mais claros nas pontas também vão dar mais textura ao cabelo, dando a sensação de maior volume e movimento.

Mas a melhor parte é que basta secar o cabelo com os dedos e em apenas cinco minutos este fica completamente liso e brilhante, sem sequer ter necessidade de usar escova. Um luxo para quem gosta de lavar o cabelo de manhã. Além disso, mesmo que apanhe chuva e humidade, este mantém-se liso, ao longo do dia.

Os cuidados a ter com o cabelo após uma escova progressiva:
  • Usar um champô sem sal para prolongar a duração do alisamento
  • Aplicar um condicionador nutritivo, de forma a manter o brilho e hidratação
  • Colocar uma espuma de volume ou creme nas pontas do cabelo, antes de o secar
  • Fazer uma máscara hidratante, uma vez por semana
E se tiver coloração no cabelo?

Como pinto a raiz do cabelo, todos os meses, e faço madeixas nas pontas, o uso de uma máscara hidratante semanal é essencial para cuidar e manter o brilho do cabelo. Nos primeiros dois ou três meses evito, no entanto, máscaras com queratina, pois deixam o cabelo com um aspeto pesado, já que tenho o cabelo fino.

Se pintar o cabelo, saiba que a escova progressiva vai tornar o seu tom mais claro, pelo que deve fazer a coloração após este processo químico e usar um champô para cabelos pintados e sem sal.

Com a escova progressiva pode usar franja, que esta fica sempre lisa, ou aproveitar para fazer um corte por camadas, mas neste caso experimente fazer contrastes, usando um tom mais claro nas pontas.

Um dos cortes mais populares é o Bob, por altura do queixo, ou Lob (Long bob) pelos ombros, que pode ser uniforme, direito e alongado (mais curto atrás e longo à frente), ou assimétrico, se gostar de penteados mais ousados.

E quanto custa?

O custo da escova progressiva depende do comprimento do seu cabelo e do cabeleireiro, pelo que pode ir de 70 a 140 euros.

Eu adoro estes cortes em cabelos lisos
Cabelos lisos de tamanho curto ou médio

cabelos-lisos-1

Cabelos lisos de tamanho médio

cabelos-lisos-2

Cabelos lisos compridos

cabelos-lisos-3

Ficaram com vontade de experimentar?

Acompanhem-me também na página de Facebook Instagram

Rita Carvalho

Comentários sobre o post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.