Blogs do Ano - Nomeado Moda

Chapéus há muitos!

“Chapéus há muitos” já dizia o Vasco Santana no clássico do cinema português “A Canção de Lisboa”. E se é bem verdade que existem dezenas de modelos, de várias cores e feitios, também são muitas as mulheres que o usam como um símbolo de elegância. Mas pelo que vejo nas ruas de Lisboa, as portuguesas ainda são tímidas e discretas na escolha dos seus acessórios.

Os chapéus sempre fizeram parte da história da moda, já que as senhoras o usavam para cobrir o cabelo na Idade Média, por imposição religiosa. Aliás, o uso do chapéu sempre esteve associado a códigos de poder, sendo também uma forma de diferenciar os estratos sociais e as religiões.

Hoje em dia, é um acessório de moda e uma boa forma de se proteger do frio. No inverno, prefira materiais como a lã, o feltro, a pele e o veludo, que mantêm o calor. Escolha o modelo e a cor que mais combinam consigo, mas também com as restantes peças de vestuário. Os tons neutros (preto, cinzento, bege, castanho e bordeaux) são mais fáceis de conjugar com outras cores. Se pretende uma peça statement então não tenha receio de ousar e de usar modelos originais ou tons fortes, como o vermelho, o azulão ou o rosa.

As mais criativas podem ainda personalizar o seu chapéu, colocando fitas de várias cores, correntes, tachas, penas, pregadeiras ou outros ornamentos. Basta usar a sua imaginação e inspirar-se na “moda de rua”.

Estilo Clássico

Usado com um fato ou peças mais formais, os chapéus mais clássicos combinam com qualquer indumentária. Aposte em tons neutros e modelos intemporais, que são mais versáteis e um bom investimento.

Look chapéu 1

Estilo Romântico

As mais românticas adoram padrões florais e com motivos da natureza, golas e vestidos com folhos e preferem os tons rosa e cores suaves. Inspire-se nestes dois visuais, numa versão mais moderna e urbana, que revelam o seu lado mais doce e feminino, mas com um estilo único.

Look chapéu 2

Estilo Boho Chic

Se gosta dos anos 70, então o seu estilo favorito é o Boho Chic. Óculos oversize com armações de massa, padrões coloridos e exuberantes, calças à boca de sino, bem como peças em pêlo, camurça ou veludo são uma verdadeira fonte de inspiração. O modelo mais conhecido desta década é, sem dúvida, o chapéu floppy com a parte superior arredondada e uma aba larga e flexível (com ondulações).

Look chapéu 3

Estilo Urbano

As mulheres cosmopolitas adoram viajar e conhecer os locais da moda, bem como misturar diferentes materiais, como jeans, t-shirt e casacos de pêlo. Aliar a elegância ao conforto é fundamental para quem gosta de um estilo mais descontraído. Os chapéus são, por isso, um bom complemento para um look casual chic.

Look chapéu 4

Estilo Trendy

As apaixonadas por moda adoram misturar padrões e exibir acessórios vistosos, que revelam o seu olhar sempre atento às tendências de cada estação. Além disso, gostam de combinar as peças de forma alternativa, dando o seu toque pessoal. A russa Miroslava Duma e a autora do blogue Men Repeller, Leandra Medine, são bons exemplos de quem gosta de desafiar convenções e assumir um estilo próprio.

Look chapéu 5

Estilo Minimalista

As fãs do minimalismo apostam em linhas direitas e intemporais, tons neutros e padrões geométricos. A sua silhueta é normalmente reta e sem cintura marcada. Os chapéus podem dar um toque mais feminino a este estilo, muitas vezes visto como monótono. Aposte em acessórios com detalhes, de forma a tornar o seu visual mais interessante.

Look chapéu 7

Estilo BCBG – Bon Chique Bon Genre

Um estilo mais associado à vida rural das classes altas, marcado por tons terra e neutros (azul, bege, castanho, verde seco e cinzento), bem como padrões tradicionais, como o xadrez e as flores. Os materiais naturais, como a lã, o linho, o algodão e o pêlo são valorizados, devido à sua ligação com a natureza. Os longos passeios ao ar livre, a prática de equitação e a caça são um estilo de vida. Os coordenados com chapéus em tons bege e verde seco assumem aqui uma versão mais urbana e moderna.

Look chapéu 8

Qual é o seu estilo favorito?

Article Tags : , , ,
Rita Carvalho

Comentários sobre o post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.