Chegar aos 40 anos sem rugas: sim, é possível!

Esta é uma das maiores preocupações das mulheres, pois o rosto está sempre visível e com o avançar da idade surgem os sinais de envelhecimento. Mas o aparecimento das primeiras rugas não tem de ser um drama, afinal todas as mulheres passam por este processo, mais cedo ou mais tarde.

Sejam os conhecidos pés-de-galinha, olheiras e papos à volta dos olhos ou as rugas e as linhas de expressão, a realidade é que com o passar do tempo a pele perde firmeza, luminosidade e elasticidade, favorecendo a formação de rugas no rosto. Além disso, a pele tende a tornar-se mais seca e aparecem as manchas no rosto e no decote. A exposição solar, o stress, a má alimentação, o consumo de álcool, o tabaco e as noites mal dormidas também contribuem para o aparecimento de rugas.

Acredito que a prevenção é a melhor forma de lidar com esta situação. Aliás, se souber de uma forma de adiar o aparecimento das rugas e manchas, sem recurso a botox ou outros procedimentos mais abrasivos e dispendiosos, não gostaria de experimentar? Aposto que sim!

“Mais vale gastar uma hora a dormir ou a fazer amor do que ir ao dermatologista para aplicar botox!” Ines de la Fressange

Lembro-me de chegar aos 30 anos e de pensar qual seria a melhor idade para começar a usar um anti-rugas. E quando atingi os 40 anos de sentir a necessidade de usar cremes específicos para as olheiras, as manchas e a pele seca. Mas o facto é que não tinha rugas. Uma das razões é ter bons genes (herdados da minha mãe), mas acima de tudo foi ter começado a cuidar da minha pele desde muito cedo, na adolescência.

O meu segredo é simples: adote uma rotina de cuidados com a pele e tenha em atenção alguns aspetos, como usar um creme de dia com protetor solar, desmaquilhar sempre a pele, hidratá-la diariamente e aplicar máscaras de rosto.

E não precisa de gastar uma fortuna, pois existem muitas soluções no mercado com uma boa relação qualidade-preço; nem de despender muito tempo numa rotina diária, ou seja, bastam cinco minutos de manhã e à noite. Apenas deve ter conta alguns cuidados básicos com a pele e aproveitar o tempo que está em casa, no final do dia ou ao fim de semana, para fazer um tratamento mais intensivo, como aplicar uma máscara ou fazer uma esfoliação no rosto.

7 Passos para retardar o aparecimento das rugas
Cuide da sua pele desde a adolescência

O truque é começar a cuidar da sua pele desde muito jovem, ou seja na adolescência, sobretudo se tiver a pele oleosa, com tendência a acne e pontos negros. Mas também é importante proteger a pele do sol na praia, com produtos FPS+50, bem como lavar o rosto e hidratá-lo diariamente. É isso mesmo: todos os dias, sem exceção, de manhã e à noite. Existem produtos adequados para cada idade e tipo de pele, já que esta tem necessidades diferentes ao longo do tempo e estações do ano. Não se esqueça de que é melhor prevenir do que remediar.

Ao longo do dia, o rosto acumula impurezas, oleosidade e poluição, pelo que necessita de ser limpo, antes de se deitar. Além disso, ao remover as células mortas vai estimular a sua renovação celular, preparando a pele para o segundo passo: a hidratação, tanto no rosto como nos olhos.

Hidrate a pele diariamente

Comece com um creme de dia hidratante com FPS (Fator de Proteção Solar), adequado ao seu tipo de pele. Depois dos 30 anos avalie se está na altura de começar a aplicar um creme para as primeiras rugas, pois a pele tende também a ficar mais seca e com manchas. As necessidades são diferentes para cada pessoa, pelo que pode começar a usar um creme para as primeiras rugas aos 30 anos e a partir dos 40 optar por uma fórmula que combata os múltiplos sinais de envelhecimento, como é o caso das manchas, da flacidez e das rugas instaladas.

O creme de olhos também é importante para prevenir os chamados pés-de-galinha e cuidar desta zona mais sensível do rosto, pelo que existem várias soluções para rugas, olheiras e papos.

Complemente a rotina com um sérum específico

O uso de séruns (para manchas, hidratante ou anti-rugas) também pode ser útil para obter um efeito mais intensivo e resultados mais rápidos. Este gesto complementa a rotina diária e deve ser aplicado antes do creme hidratante, com a pele devidamente limpa.

Não se deite sem retirar a maquilhagem do rosto

Uma regra de ouro é não se deitar sem retirar a maquilhagem do rosto, por mais cansada que esteja. Eu adoro a água micelar, pois limpa a pele, deixando-a suave e macia. E gosto também de usar um tónico de rosto, depois de lavar o rosto, sendo os meus favoritos os que têm uma função esfoliante, já que removem as impurezas, o excesso de oleosidade e as células mortas da pele.

Proteja o rosto do sol

Quer seja no verão ou no inverno, é importante usar um protetor solar para prevenir o aparecimento de manchas e de rugas no rosto. Hoje em dia, muitos cremes de dia já têm fator de proteção polar (FPS), com ou sem cor, bem como algumas bases de maquilhagem. Na praia não dispense um FPS 50+ para o rosto e evite a exposição solar direta. O tom bronzeado dá um ar mais saudável, mas é muito importante este gesto de prevenção para retardar o envelhecimento da pele.

Recorra a esfoliantes e máscaras para o rosto

De acordo com as necessidades da sua pele e a época do ano, aplique máscaras de limpeza e de hidratação, pelo menos uma vez por semana.

As máscaras de hidratação repõem os níveis de conforto e de água na pele, proporcionando uma hidratação intensa. Por outro lado, as máscaras de limpeza são ideais para desobstruir os poros e remover em profundidade as impurezas, sobretudo se tiver poros dilatados e uma pele com tendência a oleosidade. Regra geral, basta aplicar o produto durante 10 minutos, removendo depois com água e uma esponja de limpeza para o rosto.

Existem também máscaras peeling para aplicação em casa, com ácidos de fruta, que ajudam na remoção das células mortas, conferindo à pele uma textura mais fina, luminosa e uniforme. Eu sou fã destas máscaras, mas respeite sempre o tempo de aplicação no rosto.

Além disso, o esfoliante remove suavemente as células mortas e impurezas, estimulando a renovação das células da superfície da pele. É também muito útil para quem tem manchas no rosto e tendência para pontos negros. Não se esqueça de hidratar sempre a pele, após estes cuidados de beleza.

Last but not least, beba água!

Outra dica de beleza é beber muita água durante o dia, cerca de seis a oito copos e fora das refeições. Este gesto saudável, além de económico, vai manter a pele hidratada e menos seca. Se preferir pode substituir a água por um chá de ervas, mas sem adicionar açúcar. Eu adoro o chá verde e de rooibos, pois são ricos em antioxidantes.

Acharam os conselhos úteis?
Rita Carvalho

Comentários sobre o post

Leave a Reply

Your email address will not be published.