Como modernizar o tradicional fato

Considerado uma espécie de uniforme para alguns, o fato é um dos conjuntos mais usados no dress code formal, instituído em locais de trabalho mais conservadores, como os escritórios de advocacia, instituições bancárias e consultoras financeiras. Aliás, o típico conjunto calças-casaco faz parte da indumentária do universo corporativo.

No entanto, um fato pode ser mais versátil do que supõe à primeira vista. As suas peças podem ser usadas em separado, ou seja, o blazer pode fazer conjunto com uma t-shirt e uns jeans; e as calças de alfaiataria podem ser usadas com um top e uns ténis. Como tal, aprenda a fazer novas combinações em função dos diferentes contextos.

Além disso, o tradicional fato azul-marinho, preto ou cinzento pode ter um toque mais moderno e criativo. Tudo depende da forma como conjuga as peças de vestuário, mas também da escolha dos acessórios, que podem ser mais clássicos ou trendy. Por isso, inspire-se nestes visuais de rua e experimente outras opções em frente ao espelho.

1. O fato branco é um indispensável para o verão

O branco é a cor ideal para os dias mais quentes, já que reflete o calor. Além disso, este tom luminoso é muito elegante e versátil, pois combina com tudo. Experimente usar com um top de renda para um look mais sexy, numa saída com os amigos, ou com um cinto de modo a destacar a cintura. Não fica o máximo?

2. O cinzento não tem de ser aborrecido

Desde o tom mais claro ao mais escuro, com riscas finas ou com textura, o fato cinzento é um dos básicos de moda. Esta cor neutra é perfeita para conjugar com tons vivos e vibrantes, como o vermelho, amarelo, rosa fúcsia ou azulão. Se pretender um outfit mais casual use este fato com uma t-shirt ou ténis. Adicione, ainda, acessórios coloridos para quebrar a monotonia do cinzento.

3. O azul-marinho também pode ter muita pinta

Este é o clássico dos clássicos. Um fato azul-marinho é sempre uma aposta segura ou não fosse o azul a cor de eleição da maioria das pessoas, já que transmite tranquilidade e confiança. Como tal, não é de admirar que este seja um dos básicos de moda do dress code formal. Acrescente um toque de audácia através dos acessórios. Uma pasta ou sapatos num tom vivo, uma camisa com padrão, um lenço colorido ou um maxi-colar dão um toque final muito trendy, mantendo a elegância.

4. Com um simples fato preto, eu nunca me comprometo

De dia ou de noite, um fato preto é sinónimo de elegância. Os acessórios metalizados adicionam algum brilho a este tom escuro, dando um toque de sofisticação ao seu visual.

5. O xadrez num look jovial

Quer goste de padrões mais pequenos ou de maior dimensão, o xadrez preto e branco é um clássico que nunca passa de moda. Mais uma vez, os acessórios fazem toda a diferença num look, pois podem quebrar aquele lado mais conservador e adicionar elementos surpresa.

6. O fato de riscas é um must-have 

As riscas de giz, mais finas, são muito elegantes e discretas, enquanto que as riscas maiores criam um efeito gráfico de maior impacto. Quer prefira um visual mais clássico ou mais urbano, o importante é realçar o seu gosto pessoal e personalidade. Usado com uns ténis ou com uns sapatos nude, o fato de riscas vai alongar a sua silhueta e dar a ilusão de que tem uns centímetros extra.

7. Rosa pastel ou vermelho: qual é a cor que melhor combina consigo?

As fashionistas não têm receio de correr riscos e adoram as tendências de cada estação. Se está cansada dos tons neutros, então invista num fato colorido que destaque o seu estilo único. A moda também deve ser divertida e arrojada. Os tons pastel são mais discretos, enquanto que as cores vibrantes vão chamar mais a atenção. Por isso, escolha a cor que melhor combina com a sua personalidade.

Qual é o vosso favorito?

Acompanhem-me também no Facebook e Instagram

Rita Carvalho

Comentários sobre o post

Leave a Reply

Your email address will not be published.