Blogs do Ano - Nomeado Moda

Como tornar o office look mais confortável

Num look profissional, é tão importante a imagem, como sentir-se confortável, sobretudo se passar muitas horas sentada ou de pé. Além disso, se andar de transportes públicos e tiver de se movimentar com facilidade, é essencial ter roupa e calçado prático.

Tal como, menciono no meu livro “Imagem Profissional, Guia de Estilo” a escolha do guarda-roupa deve ter em conta o seu tipo de corpo, mas também o estilo de vida, o dress code corporativo e o cargo que ocupa na empresa. E, de facto, pode aliar as questões estéticas ao conforto, pois é fundamental que se sinta bem e confiante.

Aliás, uma roupa apertada ou que esteja constantemente a descair, um tecido que irrite a pele, uns sapatos que magoem os pés ou usar acessórios que limitem os seus movimentos vão fazê-la sentir-se desconfortável. E, por certo, vai passar o dia ansiosa para chegar a casa e mudar de roupa, não é verdade?

Antes de escolher o seu guarda-roupa profissional, questione-se:
  • Qual é o dress code da minha empresa e que restrições ou recomendações existem?
  • A roupa e os acessórios são adequados ao meu estilo de vida e profissão?
  • Quais são as peças com que me sinto mais confortável?

Veja como pode valorizar o conforto sem comprometer a sua imagem neste artigo.

5 Dicas de estilo para tornar o seu office look mais confortável
1. Aposte em malhas e fibras naturais

As malhas e as peças de algodão são confortáveis e práticas, pois adaptam-se aos movimentos. Escolha tecidos macios, que não irritem a pele. As fibras naturais, como a lã, a caxemira e o mohair, são mais leves e quentes, sendo excelentes básicos de moda. Para evitar as lavagens frequentes, use uma blusa interior de algodão por baixo da camisola de malha, de modo a absorver a transpiração e proteger a pele.

2. Invista em sapatos rasos

Desde os ténis aos loafers, sapatos oxford ou sabrinas, são muitos os modelos de calçado confortáveis. Se tem de caminhar ou passar várias horas de pé, então escolha sapatos rasos ou com saltos de 3 a 5 centímetros, como os kitten heels. Se prefere um look mais elegante pode optar por umas sabrinas em bico ou uns ténis slip-on (sem atacadores). Olivia Palermo e Caroline de Maigret são algumas das personalidades femininas, que adoram este tipo de calçado.

3. Escolha peças com elastano

Se gosta de usar peças ajustadas ao corpo, mas que se adaptem aos movimentos, então escolha roupa com elastano. Camisas, blazers, calças, jeans e saias tornam-se mais confortáveis, quando apresentam uma pequena percentagem de elastano, já que este material confere uma maior elasticidade, resistência e evita que a roupa fique amarrotada. Este é um aspeto a ter em conta se trabalhar muitas horas sentada.

4. Escolha básicos de moda de qualidade

O guarda-roupa profissional deve ter sempre básicos de moda de qualidade, que sejam intemporais, confortáveis e versáteis. Além de terem uma maior longevidade, estas peças de roupa e acessórios devem ser suaves no contacto com a pele, bem como estarem adaptadas ao seu tipo de corpo. Faça ajustes com uma costureira, se necessário.


5. Vista-se por camadas

As temperaturas oscilam ao longo do dia e, muitas vezes, os locais de trabalho têm aquecimento central. Por isso, é natural que tenha de ter roupa adequada para enfrentar as diferenças climatéricas. Vestir-se por camadas, usando peças que pode retirar ou acrescentar facilmente, como um pulôver, blazer ou cachecol, é uma escolha inteligente.

Acrescentariam mais alguma dica de estilo?

Acompanhem-me também no Facebook e Instagram

Article Tags : ,
Rita Carvalho

Comentários sobre o post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.