Blogs do Ano - Nomeado Moda

Como usar a saia midi

Se há quem goste de usar minissaias, também há quem prefira o tamanho logo abaixo do joelho. Eu adoro a saia midi, pois é ideal para quem não gosta de exibir as pernas.

Além disso, existe em vários modelos, desde os mais justos como a saia lápis, até às saias plissadas, rodadas e com corte de sereia (folho na bainha). Aliás, “midi” refere-se ao comprimento e não ao formato da saia.

No entanto, ainda, existem algumas dúvidas sobre se a saia midi é adequada para todas as mulheres, se esta encurta as pernas ou aumenta o volume das ancas. E há, também, quem a considere demasiado clássica, senhoril e para quem já passou dos 30 anos.

Para esclarecer alguns mitos de moda associados à saia midi, deixo aqui algumas dicas de estilo.

Como Usar a Saia Midi
As baixinhas podem usar saias midi?

Ditam as “regras de moda”, que as mulheres mais baixas devem usar saias acima do joelho, de forma a alongar as pernas. Mas lá por ser baixinha, tal não quer dizer que não possa usar os comprimentos midi e arrasar. Inspire-se nestes visuais e veja como pode criar a ilusão de ter umas pernas mais compridas como uma saia midi.

saia midiO truque é usar saias de cintura alta ou marcar a cintura com um cinto; optar por um look monocromático, que não corta a silhueta; e usar padrões com efeitos verticais, que dão a sensação de ter uma maior altura. Por fim, não se esqueça dos sapatos de saltos altos para adicionar alguns centímetros extra, sobretudo os modelos nude (cor de pele).

A saia midi é recomendada para as gordinhas?

Claro que sim! Qualquer mulher fica bem com este comprimento de saia. Neste caso, opte por um modelo que valorize as suas formas (mais ajustado ou largo), de acordo com o efeito pretendido. Se gosta de realçar as suas curvas, uma saia mais ajustada é a ideal. Se, pelo contrário, pretende disfarçar a zona das ancas, os modelos cintados e mais largos em baixo vão deixá-la mais confortável.

saia midi

A escolha da cor e do padrão também são importantes, pois podem ajudar a disfarçar (tons neutros ou escuros) ou realçar (tons coloridos e estampados) a parte inferior do corpo. Se pretende desviar a atenção para a zona superior do corpo, experimente usar um casaco ou blusa colorida no seu coordenado.

Como posso usar uma saia midi?

A tendência do oversized (XXL) está em alta, mas para quem pretende equilibrar a silhueta, a regra é simples: opte por uma peça mais ajustada e outra mais volumosa, no mesmo coordenado. Por exemplo, use uma saia de pregas com um casaco cintado; uma saia lápis com uma camisolha de malha grossa; ou uma saia evasé com um blusão oversized.

saia midi E os acessórios são fundamentais para dar aquele toque especial ao coordenado, modernizando-o.

Uma saia midi animal print é demasiado sexy para um look profissional?

Os padrões animais, como o leopardo, zebra e serpente, são ousados e exuberantes. Por isso, é natural que exista o receio de os usar num look de trabalho. Se o dress code da sua empresa é formal, talvez seja melhor deixar este padrão para um acessório (sapatos, cinto ou mala). Porém, se não tiver restrições corporativas pode usar uma saia midi animal print, de forma elegante e sofisticada.

saia midi

Complemente esta saia statement com peças de tons neutros, como o preto, castanho, camel, branco, verde-escuro e bordeaux.

A saia midi é a mais indicada a partir dos 30 anos?

Quer tenha 20 ou 60 anos, o importante é sentir-se valorizada e bem com o seu corpo. Esqueça o look de executiva dos anos 80, em que as mulheres vestiam tailleurs e saias midi, que não realçavam as suas formas femininas. Não é o comprimento, que define um visual jovem, criativo e trendy, mas a forma como usa e combina as peças.

saia midi

Experimente usar uma saia lápis com ténis ou sapatos statement, uma saia de malha com um blusão de pele ou combine diferentes cores para obter um look mais atual e criativo.

Veja ainda o artigo “Saias para cada tipo de corpo

Acompanhem-me também no Facebook e Instagram

Article Tags : ,
Rita Carvalho

Comentários sobre o post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.