Blogs do Ano - Nomeado Moda

Dicas para organizar sapatos

Quem é que não gosta de comprar sapatos novos? O desafio é conseguir assegurar uma boa arrumação e organização em casa.

Todas nós gostaríamos de ter um closet de sonho, como as celebridades. Ter uma divisão decorada ao nosso gosto, com imenso espaço para organizar todo o guarda-roupa e acessórios, bem como um espelho de grande dimensão. No entanto, nem sempre é possível ter a área disponível ou o orçamento que desejávamos.

Procurar soluções de arrumação para sapatos, de forma a rentabilizar o espaço, ter as peças sempre à mão e visíveis para não perder muito tempo de manhã, pode ser um autêntico quebra-cabeças.

Por isso, apresento aqui algumas sugestões para organização de sapatos, que podem facilitar-lhe esta difícil tarefa. O objetivo é encontrar soluções inteligentes e práticas, que se adaptem às suas necessidades e dimensão da casa.

Dicas para organização de sapatos
  1. Evite guardar sapatos em locais húmidos, pois podem ficar danificados. Conserve-os em locais secos e arejados
  2. Limpe os sapatos antes de os guardar, assim vão estar sempre prontos para serem usados
  3. Organize os sapatos por estação do ano e ocasião, para facilitar a sua arumação, deixando mais à mão os que usa com maior frequência
  4. Divida por tipo de calçado – botas, ténis, sapatos rasos, sapatos de saltos altos e sandálias – agrupando-os depois por cor
  5. E se tem sapatos que já não usa há algum tempo, pode estar na altura de os doar, libertando assim algum espaço para novas aquisições
8 Sugestões de Arrumação para Sapatos
1. Móveis com divisórias 

As soluções de arrumação com divisórias são muito práticas. Assim, pode definir diferentes alturas para as prateleiras ou criar divisórias para separar os artigos, por tipo de calçado ou cor, de forma a facilitar a sua identificação. Por exemplo, organizar um espaço para botas, ténis e sapatos rasos ou de saltos altos. Uma boa dica para manter as botas na vertical é colocar uma cartolina ou revista antiga, em formato de tubo, no seu interior.

Dicas para organizar sapatos

2. Prateleiras com suporte para sapatos

Aproveite o espaço vertical ou horizontal, colocando prateleiras com suportes para os sapatos. Pode, ainda, adaptar a sua altura e largura em função da divisão. É a opção mais comum nos closets, já que permite criar uma área específica para este efeito, rentabilizando o espaço.

Dicas para organizar sapatos

3. Móveis com portas ou cortina

Há quem prefira manter os sapatos longe do pó e da vista. Assim, pode optar por um móvel com portas opacas, de vidro ou com espelho (que amplia o espaço e permite ter uma imagem de corpo inteiro), que tenha divisórias para facilitar a organização dos artigos. Outra opção, é colocar uma cortina, que ocupa menos espaço no quarto.

Dicas para organizar sapatos

4. Organizadores para sapatos

Estes suportes verticais para sapatos são muito práticos, já que contêm vários compartimentos. Funcionam como um cabide de arrumação vertical, que pode acrescentar ou retirar facilmente, à medida das suas necessidades.

Dicas para organizar sapatos

5. Caixas para sapatos com etiquetas

Quer utilize as caixas originais dos sapatos ou as decorativas, de cartão ou de tecido, estas são muito úteis para proteger os sapatos, bem como aproveitar o espaço na vertical, já que as pode empilhar. Uma dica para saber o que está no seu interior é colocar etiquetas com fotografias. As caixas transparentes também podem ser uma boa opção para facilitar a sua identificação. Uma só cor cria uma maior harmonia visual, embora possa também jogar com recipientes de várias cores e motivos.

Dicas para organizar sapatos

6. Arrumação vertical para espaços pequenos

Aproveitar o espaço atrás de uma porta, improvisar uma grelha ou construir uma sapateira com tubos para arrumação de sapatos pode ser uma boa alternativa. Aproveite o espaço disponível, rentabilizando-o.

Dicas para organizar sapatos

7. Sapateiras

As sapateiras são muito práticas, já que permitem arrumar dezenas de sapatos e, em simultâneo, manter a decoração da sua casa, pois existem móveis em vários materiais, dimensões e cores. Além disso, podem ser colocadas no quarto ou no corredor.

Dicas para organizar sapatos

8. Organizadores e gavetas para colocar debaixo da cama

Esta é a melhor alternativa para quem tem uma casa pequena, já que manter os sapatos organizados debaixo da cama vai poupar-lhe espaço. O melhor será optar por uma gaveta ou caixa com rodas, de forma a ser mais fácil chegar a todo o calçado.

Dicas para organizar sapatos

Pode encontrar este tipo de soluções de arrumação no Ikea, AKI, Conforama e La Redoute.

Acompanhem-me também no Facebook e Instagram

Rita Carvalho

Comentários sobre o post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.