Blogs do Ano - Nomeado Moda

Dicas para tirar as manchas de roupa

Quantas vezes já lhe aconteceu estar pronta para sair de casa e ficar com uma mancha de café ou durante o almoço ficar com uma nódoa naquela peça de roupa que adora? Maquilhagem, vinho, café, transpiração, desodorizante e tinta de caneta estão entre as nódoas mais comuns. Mas há dicas rápidas de limpeza, que podem salvar o seu vestido novo ou aquela camisa branca que fica bem com tudo.

Aliás, o cuidado e o tratamento da roupa é tão importante como a sua organização no armário. O ideal é ter as peças sempre impecáveis e prontas a usar, recorrendo a produtos e a temperaturas de lavagem adequadas para cada tipo de roupa. Por isso, leia sempre cuidadosamente a etiqueta da peça, de modo a verificar quais são as instruções recomendadas de limpeza, até para não correr o risco de danificar a roupa ou, até mesmo, esta encolher durante a lavagem.

Conheça alguns truques que podem ajudar a remover as manchas mais frequentes, mas teste primeiro estas soluções numa área escondida do tecido.

Manchas de batom

Óleos, ceras e pigmentos: os ingredientes do seu batom são perfeitos para os seus lábios, mas não para a sua roupa. Se usa maquilhagem diariamente, o álcool ou a laca podem ser a resposta. Se aplicar álcool, opte por pressionar a nódoa com um pano embebido neste líquido, mas sem o espalhar. Deixe atuar durante 15 minutos, finalizando com um pano de água morna sobre a nódoa.

batons 2

Manchas de transpiração e desodorizante

Já reparou com certeza nas inestéticas manchas amareladas nas camisas brancas ou nas manchas brancas na roupa escura. As manchas de transpiração e de desodorizante estão intrinsecamente ligadas. O melhor é prevenir do que remediar, usando um desodorizante específico. Neste caso, prepare uma pasta com fermento para bolos e água diretamente na nódoa, deixando atuar durante 20 minutos, de modo a remover as manchas, antes de colocar a roupa na máquina de lavar. Além disso, sabe aqueles collants transparentes que já não usa? Uma dica rápida para tirar desodorizante da roupa em três tempos é humedecê-los ligeiramente e passar na nódoa.

Manchas de caneta e tinta

Uma nódoa clássica para quem trabalha à secretária. Um truque rápido para remover a tinta de caneta é passar um pano embebido em álcool sobre a mancha. Coloque um pano entre o tecido para a nódoa não se espalhar. No final, passe um pano seco. Se estiver em contacto com tintas, o que pode acontecer se lidar com crianças ou decidir mudar a decoração da sua casa, o álcool também pode ser útil na tarefa de como tirar tinta da roupa.

 

woman paint on wall

Manchas de café

Mesmo antes de sair de casa ou durante um dia agitado no trabalho, as nódoas de café são bastante comuns. Se a nódoa for pequena, experimente passar um pano humedecido até esta sair. Para as manchas maiores e tecidos mais resistentes, experimente esfregar uma pasta de bicarbonato de sódio com água morna, enxaguando depois.

Nódoas de vinho tinto

Sabe tão bem beber um copo de vinho tinto numa saída a dois ou jantar com amigos. O segredo para retirar as nódoas de vinho tinto é agir rápido. Usar sal grosso é um ótimo truque, pois impede que o líquido se entranhe no tecido. Ou então, aplique vinho branco diretamente na mancha para tentar neutralizar a nódoa. Se apenas lhe for possível tratar da nódoa mais tarde, então mergulhe a peça em água com gás e depois lave-a normalmente. Por isso se tiver um jantar hoje, não tenha medo de vestir aquele vestido especial!

 

Rita Carvalho

Comentários sobre o post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.