Blogs do Ano - Nomeado Moda

Entrevista de emprego: O que usar no verão

entrevista de emprego

Transparências, chinelos, vestidos decotados, tops e calções curtos: estas são algumas peças de vestuário que habitualmente usa no verão, mas que deve evitar num ambiente profissional.

No entanto, nem tudo o que usa no seu local de trabalho se adequa a uma entrevista de emprego, sobretudo se trabalha num ambiente informal.

Não se esqueça de que este é um momento em que vai ser avaliada a todos os níveis, como tal a forma como se apresenta, expressa ou cumprimenta é muito importante, além do seu currículo e experiência profissional. Aliás, no meu livro “Imagem Profissional, Guia de Estilo” dedico um capítulo a este tema.

O primeiro passo é informar-se sobre a empresa e o cargo profissional para o qual se está a candidatar, de forma a ajustar a sua imagem ao que é pretendido pelo recrutador. Por isso, é importante avaliar se o dress code é formal, semi-formal ou informal, antes de escolher o que deve usar numa entrevista de emprego. Em caso de dúvida, opte por uma roupa mais formal, sóbria e não arrisque, já que todos os detalhes contam.

Deste modo, deixo aqui algumas sugestões de coordenados, do que pode usar numa entrevista de emprego, durante o verão. E não se esqueça, de que o cabelo, a maquilhagem e as unhas também são importantes, já que vão ser o foco de atenção enquanto fala. Prefira uma makeup de dia natural e unhas nude ou em tons clássicos (vermelho escuro, por exemplo).

O que vestir numa entrevista de emprego no verão
1. Look formal

Se está a concorrer para um cargo mais formal, então o fato de duas peças ou o blazer com calças de alfaiataria ou saia clássica é o ideal. Os tons neutros – preto, azul-marinho, cinzento, camel, bege e branco – são os mais indicados, já que é valorizada a discrição. Os sapatos devem também ser fechados, pois o dress code formal é conservador. Evite as calças muito justas e os decotes profundos.

entrevista de emprego

2. Preto & Branco

Esta é sempre uma opção segura: o preto e branco é um clássico, que nunca passa de moda. Prefira os cortes a direito ou cintados e as saias por altura do joelho, de forma a que se tiver de se sentar à frente do entrevistador não se sinta muito exposta ou desconfortável.

entrevista de emprego

3. Fato de cor

Os fatos de verão são habitualmente mais claros e coloridos, sendo por isso também boas opções para uma entrevista de emprego. Neste caso, prefira cores mais suaves, como os tons pastel, em vez de cores muito vivas, como o vermelho ou o amarelo, pois são mais discretos. Certifique-se de que o tecido não é demasiado fino, de modo a que as calças não fiquem transparentes quando incide a luz. Por amarrotar com muita facilidade evite, ainda, fatos de linho.

entrevista de emprego

4. A terceira peça

O uso da terceira peça pode ser uma boa ajuda, durante uma entrevista de emprego. Não só complementa o seu guarda-roupa, como pode ajudar a disfarçar as manchas de transpiração, comuns numa situação de stress. Além disso, se estiver num local com ar condicionado vai agradecer esta camada extra. Um blazer ou colete são boas opções, consoante preferir um look mais cuidado ou informal.

entrevista de emprego

5. Padrões clássicos

A não ser que esteja a concorrer para uma função mais ligada às áreas das artes ou criativa, o melhor será apostar em padrões clássicos, como as riscas, o xadrez ou as bolinhas. Os estampados de pequena e média dimensão são mais apropriados para uma entrevista de emprego, por serem mais discretos. Invista em detalhes, se pretende um look clássico mas não muito convencional.

entrevista de emprego

6. Look Azul

Talvez não saiba, mas o azul é a cor favorita da maior parte das pessoas, pelo que é a mais consensual. Além disso, transmite confiança, harmonia e estabilidade, o que pode ser muito útil para quem pretende causar uma boa primeira impressão numa entrevista de emprego. Não é, por isso, de admirar que seja a cor por excelência dos executivos.

entrevista de emprego

7. Apontamentos de cor

Os tons neutros são os mais indicados para uma entrevista de emprego, no entanto se gosta de um pouco de cor, então aposte em detalhes, que não ocupem muito espaço visual. Um apontamento na roupa, um lenço, uma mala ou uns sapatos de tom mais vivo podem ser uma boa escolha, sem comprometer uma imagem elegante e distinta.

entrevista de emprego

8. Estilo criativo

Quem está ligada a áreas mais criativas, como as artes, design, moda e fotografia, deve apostar também num coordenado, que realce a sua individualidade e sentido artístico. Aliás, o recrutador vai valorizar uma imagem moderna e com impacto. No entanto, deve evitar grandes contrastes de cores, padrões demasiado exuberantes, muita maquilhagem ou bijuteria muito extravagante nesta fase. A ideia é que o entrevistador se centre no seu potencial e experiência e não fique distraído com tanto “ruído visual”.

entrevista de emprego

O que deve evitar: Roupa demasiado justa, muito decotada ou curta, transparências, chinelos, tops de alças finas ou cai-cai, cores berrantes, padrões e bijuteria demasiado exuberante.

Gostariam de partilhar alguma experiência de entrevista de emprego? 

Acompanhem-me também no Facebook e Instagram

Rita Carvalho

Comentários sobre o post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.