Blogs do Ano - Nomeado Moda

Escolher óculos para o seu tipo de rosto

Já lá vai o tempo, em que usar óculos graduados era motivo de piadas, como “quatro olhos” ou “caixa de óculos”. Se em criança teve este problema, então saiba que hoje em dia este é um acessório que está na moda. Aliás, há quem use armações só para ficar mais cool ou passar uma imagem mais intelectual, mesmo sem ter necessidade.

O facto é que com a quantidade de horas que passamos ao computador ou a consumir informação nos telemóveis, não é de estranhar que comece a ficar com falta de vista e a precisar de usar graduação. Sem esquecer, que com a idade a visão também tende a diminuir. Por isso, é importante ir ao oftalmologista e fazer uma avaliação regular, quando deteta estes sinais.

Eu prefiro usar lentes de contacto no exterior, mas tenho sempre uns óculos para usar em casa ou trabalhar ao computador. Por isso, independentemente da sua utilização, vale a pena ter em conta alguns aspetos, antes de os comprar. Até por que uns óculos de marca e umas boas lentes representam um investimento considerável.

Aliás, no meu livro “Imagem Profissional, Guia de Estilo” desenvolvo mais este tema e abordo a questão dos óculos como acessório de moda e afirmação do estilo pessoal. Iris Apfel e Manuel Luís Goucha são dois bons exemplos de personalidades, que usam os óculos como acessório statement e imagem de marca.

O primeiro passo é identificar o seu tipo de rosto

Os melhores óculos de vista para cada tipo de rosto 
1.Rosto Quadrado

Se tem o rosto quadrado, com a testa e o maxilar largos, deve apostar em armações arredondadas ou ovais, que suavizam a sua forma, bem como em modelos levemente mais largos nas têmporas, que disfarçam o maxilar acentuado. Os modelos cat eye e as lentes sem armação inferior ou transparente também equilibram este formato de rosto.

2. Rosto Triangular

No caso do rosto triangular, com a testa larga e o queixo fino, prefira as armações com detalhes na parte superior e ovaladas ou arredondadas na parte inferior. Porém, evite armações mais largas do que o rosto, pois realçam a diferença da testa para o queixo. Os modelos AviadorClubmaster são perfeitos para este tipo de rosto.

3. Rosto Redondo

Este tipo de rosto fica mais favorecido com o formato retangular ou quadrado, que ajudam a afinar o rosto, devendo evitar as armações redondas.

4. Rosto Oval

Se tem rosto oval, então saiba que quase todos os formatos de armações lhe ficam bem. Opte por armações da mesma largura ou ligeiramente superior, do que a zona mais larga da face, em formato redondo, cat eye ou retangular.

Acharam as dicas úteis?

Acompanhem-me também na página de Facebook Instagram

Rita Carvalho

Comentários sobre o post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.