Blogs do Ano - Nomeado Moda

Os essenciais de maquilhagem

Nunca saio de casa sem maquilhagem. É um hábito que tenho desde muito jovem e que já está tão enraizado na minha rotina, que o faço em poucos minutos todas as manhãs. O truque é saber quais são os melhores produtos para si e como aplicá-los. Depois, basta ganhar alguma prática, de forma a ser um gesto tão natural, como tomar um duche ao acordar.

Afinal, todas as mulheres têm necessidades diferentes, relacionadas sobretudo com o tipo e o estado da sua pele, bem como as imperfeições que pretende disfarçar. No meu caso, tenho olheiras profundas, por isso procuro soluções eficazes para camuflar este problema.

Depois de saber quais são os essenciais de maquilhagem, acredite que é simples fazer uma maquilhagem natural. Aliás, não necessita de ter muitos produtos, apenas os básicos. Experimente e vai ver a diferença: a pele conquista um tom mais uniforme e luminoso, as olheiras desaparecem quase por magia e o rosto ganha uma nova forma e cor.

Essenciais de Maquilhagem1

1º Passo – Uniformizar a Pele

Uma boa base é fundamental, pois vai ajudar a uniformizar o tom de pele e iluminar o rosto. Eu prefiro bases líquidas, já que tenho uma pele mista a seca, pois são mais fáceis de espalhar na pele e ficam com um ar mais natural, evitando o efeito de “máscara”. O truque é escolher um tom semelhante ao da sua pele, de forma a não se notar a diferença de cor do rosto para o pescoço.  As bases fluídas e leves também são mais indicadas para quem tem rugas, de modo a evitar que se acumulem nas linhas do rosto.

Uma das minhas bases favoritas e que uso diariamente é a Giorgio Armani Base Luminous Silk Foundation. É uma base líquida e leve, sem óleo, que proporciona uma cobertura média duradoura e dá uma aparência natural e aveludada. Ou seja, é tão fina que quase parece não ter maquilhagem. A única desvantagem é o preço, que é um pouco elevado, e apenas está à venda no El Corte Inglés.

Quem tem a pele oleosa deve optar pelo pó compacto, em vez de aplicar a base, ou então escolher uma sem óleo (oil free).

Essenciais de Maquilhagem2

Como já referi anteriormente, o meu “calcanhar de aquiles” são as olheiras, que me dão sempre um ar cansado e envelhecido. Por isso, já experimentei quase todas as soluções que existem no mercado. A grande dificuldade é encontrar uma fórmula com uma textura fina, mas de cobertura elevada.

Os anti-olheiras em stick são quase mágicos, pois oferecem uma excelente cobertura, mas o inconveniente é que fica um efeito de “camada” e quando coloca o pó solto por cima, de modo a fixar a maquilhagem ao longo do dia, tem tendência para ficar com um aspeto seco e criar linhas à volta dos olhos.

O Double Wear Stay-in-Place Flawless Wear Concealer SPF 10 da Estée Lauder é uma boa solução. A sua fórmula líquida e fina oferece uma boa cobertura e é de fácil aplicação. O HD Concealer da Make up Forever também é um dos meus favoritos, pois tem uma textura muito fina. O truque é colocar camadas finas e ir retocando com a ponta do dedo anelar, consoante a profundidade das suas olheiras, mas sem abusar. Para iluminar esta área, aplique o corrector também junto à linha da sobrancelha e na zona interna do olho.

De forma a fixar a maquilhagem, aplique o pó solto ou pó compacto translúcido (que suja menos e pode levar consigo na mala) depois da base e do corrector, com um pincel largo e fofo. Eu uso há vários anos o pó solto Blended Face Powder and Brush da Clinique para dar um acabamento mate e natural, mas existem várias marcas no mercado.

Essenciais de Maquilhagem3

2º Passo – Fazer o Contorno do Rosto 

Se pretender dar um tom ligeiramente bronzeado ao seu rosto, aplique um pó bronzeador apenas no seu contorno: ou seja, nas têmporas, por baixo das maçãs do rosto e na linha do queixo, mas nunca em todo o rosto. É importante escolher a cor mais indicada para o seu tom de pele, de modo a ficar o mais natural possível.

O Pó Bronzeador True Bronze Pressed Powder Bronzer da Clinique é um dos meus favoritos, por que também dá luminosidade à pele. Outra alternativa mais económica e igualmente boa é o Glam Bronze da L’Oreal, com dois tons para misturar com o pincel.

O blush é um dos produtos obrigatórios para dar aquele ar saudável e deve ser aplicado nas maçãs do rosto. Um bom truque é sorrir e colocar na zona mais alta com um pincel específico. Eu adoro os da Bourjois, com uma grande variedade de tons naturais, que têm um formato compacto, uma textura fina e são de boa qualidade. No meu caso, que sou morena, uso o blush Bourjois 85 sienne, que proporciona um tom rosado.

Essenciais de Maquilhagem5

 

3º Passo – Valorizar os olhos

Depois de corrigir as olheiras, chegou a hora de valorizar o seu olhar, pois é o primeiro ponto no rosto para o qual as pessoas olham. As sombras nude são ideais para uma maquilhagem suave. Neste caso, recomendo as sombras da Dior 5 Couleurs, que são excelentes, duram todo o dia, não se desfazem ao aplicar e cada estojo tem cinco tons diferentes. Ou o estojo de sombras Naked da Urban Decay (à venda na Sephora) com cerca de 12 tonalidades. E acreditem que o investimento compensa, pois as sombras duram imenso tempo.

O primeiro passo é colocar uma sombra champanhe na pálpebra e junto à linha de sobrancelha, de forma a iluminar e “abrir” o olhar. Se tiver tempo e paciência, pode depois colocar uma sombra de tom natural: castanho, pêssego, bronze ou rosa, na metade da parte superior ou no arco da pálpebra.

O lápis de olhos pode também ajudar a levantar o olhar, mas faça um risco fino e discreto. O castanho pode resultar melhor do que o preto, pois não fica tão carregado. Eu adoro o Liner Stylo Eye Liner da Bourjois, na cor castanho, pois é suave, não é necessário afiar e dura todo o dia. Mas tenha sempre um cotonete à mão para retocar ou retirar o excesso.

Mesmo que não use sombras ou lápis, aplique sempre uma máscara de pestanas, pois abre o olhar e dá-lhe mais expressividade. Eu sou fã da máscara They’re Real da Benefit (à venda na Sephora), pois dá mais volume às pestanas, fazendo-as parecer mais compridas. Se as suas pestanas forem muito finas e claras, aplicar uma segunda camada vai fazer toda a diferença. Outra alternativa é a máscara Hypnôse Drama da Lancôme para conseguir um volume dramático.

Essenciais de Maquilhagem6

 

4º passo – Hidratar e Colorir os Lábios

Se prefere uma fórmula hidratante e sem cor, então experimente o bálsamo labial da Carmex (à venda em parafarmácias), que existe disponível em boião, stick ou em bisnaga. Tem um efeito refrescante e mantém os lábios hidratados.

Para quem gosta de usar cor nos lábios, então tem uma imensidão de opções: em stick, lápis ou gloss, consoante o seu gosto. Eu prefiro fórmulas hidratantes e cores nude para o dia, pois não tenho paciência para estar a desenhar o contorno dos lábios com um lápis e depois preenchê-lo com o batom, passando o dia a retocar.

Por isso, prefiro um gloss de tom natural, que coloco em poucos segundos, apenas para dar um brilho aos lábios, como é o caso do Dior Addict Gloss, que existe disponível em diversas cores. Se preferir uma solução mais acessível, a Kiko Milano também tem o BB Lip Glaze, que é hidratante, de cobertura leve e tem uma caneta automática com aplicador para uma maior precisão.

Os Essenciais de Maquilhagem:

  • Base fluída
  • Corrector (para olheiras e marcas)
  • Pó Solto ou Pó Compacto
  • Sombras Nude
  • Lápis de Olhos (opcional)
  • Máscara de Pestanas
  • Blush
  • Pó Bronzeador (opcional)
  • Bálsamo Labial Hidratante (com ou sem cor)

Hoje em dia, a maior parte das perfumarias faz promoções e saldos, como é o caso da Sephora e da Perfumes e Companhia, pelo que aproveite as campanhas para comprar os produtos de cosmética com desconto e rentabilizar o seu orçamento.

Espero que gostem das minhas dicas! 😉

Rita Carvalho

Comentários sobre o post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.