Blogs do Ano - Nomeado Moda

Estou nos 40 e então?

No outro dia, uma amiga minha retirou a sua data de aniversário do Facebook simplesmente porque não queria receber os parabéns neste dia, já que fazia 42 anos e não queria falar sobre a idade. O que é estranho, já que tem um aspeto jovem, com uma cara e corpo de miúda, apesar de ter um filho pequeno. A meu ver devemos celebrar a vida aos 20 anos ou 40, sem complexos ou dramas. O corpo, o cabelo e a pele registam mudanças, o nível de energia é diferente, mas não há motivo para esconder a idade.

Mas afinal porque é que tantas mulheres têm dificuldade em assumir os 40 anos? Se pensarmos que atingimos metade da nossa vida, então significa que ainda temos muito tempo pela frente. Provavelmente, já não temos a ilusão de acreditar que vamos encontrar a relação perfeita, chegar ao topo da nossa carreira, ter os filhos que idealizamos ou concretizar todos os nossos sonhos de juventude.

Somos mais realistas. Temos a perfeita noção de que o tempo passa demasiado rápido e, cada vez mais, valorizamos o equilíbrio entre a nossa vida pessoal e profissional. Afinal, a vida é muito mais do que trabalho e os filhos pequenos  e a casa consomem grande parte da nossa energia e atenção. Por isso, não é de admirar que muitas pessoas optem por mudar de vida nesta fase. A maturidade ajuda-nos a ter uma nova visão da vida e dos outros. Do que podemos contar ou esperar.

Mas ao nível da imagem, a verdade é que o corpo muda, as necessidades da pele são diferentes e temos de saber aceitar o envelhecimento. E não estou a falar de resignação, mas sim de aceitação. Sim, tenho rugas, celulite, flacidez e cabelos brancos, e então? Qual é o drama? Uma mulher de 40 anos pode ser tão jovial e sensual como uma de 30. E é certamente mais interessante e confiante, porque já ultrapassou várias fases na vida. Já passou por mais experiências e aprendeu a lidar com as mudanças.

Se já chegou à idade dos 40, veja como pode viver bem com o seu corpo e saber como disfarçar o que mais a incomoda. Acima de tudo, aprenda a gostar de si, aceitando-se tal como é. 

Tenho Cabelos Brancos

Nesta altura a maior parte das mulheres já tem de lidar com os cabelos brancos. Neste caso, só tem de decidir se gostava de os assumir por completo, recentemente o Observador publicou o artigo “Elas não têm medo de cabelos brancos”, com testemunhos de mulheres que se sentem mais confortáveis assim, ou de começar a pintar o cabelo. Eu comecei a pintar o cabelo aos 20 anos, apenas porque gostava de ter uma cor diferente e é tudo uma questão de hábito, pois vai ter de retocar as raízes todos os meses. Se a sua raiz for mais escura, prefira tons mais escuros junto à raiz do cabelo e reflexos mais claros nas pontas (como é o caso dos contrastes ou nuances), de forma a que com o crescimento do cabelo não fique com aquela risca de diferença de cor tão inestética.

Muitas mulheres optam por pintar o cabelo mais claro por rejuvenescer o rosto. Aliás, se tiver muitos cabelos brancos, os tons mais claros são os mais indicados. E com o avançar da idade, o cabelo muito escuro vai dar-lhe um aspeto mais carregado. Outra dica, se tiver rugas na testa experimente usar uma franja e o cabelo escadeado junto ao rosto.

O meu conselho: Hoje em dia, existem tantas variedades de tintas no mercado, que pode optar por soluções temporárias ou definitivas, e existem fórmulas que deixam o seu cabelo mais brilhante e sedoso. Pode pintar no seu cabeleireiro habitual ou em casa, que o resultado é igualmente bom, eficaz e duradouro. Para quem pretende cobrir os cabelos brancos, recomendo as tintas permanentes: Olia da Garnier (sem amoníaco), Nutrisse Creme da Garnier e Excellence Creme da L’Oreal. Um champô para cabelos pintados e condicionadores e máscaras de hidratação vão ser os seus melhores aliados no tratamento dos cabelos com coloração.

depois-do-40-2

Jennifer Lopez e Sarah Harris

Tenho Rugas e Manchas na Pele

Sejam os conhecidos pés-de-galinha à volta dos olhos, as rugas ou as linhas de expressão, a realidade é que com o passar do tempo a pele perde colágeno e ácido hialurónico, o que reduz a hidratação, firmeza e elasticidade cutâneas, favorecendo a formação de rugas no rosto. Além disso, a pele tende a tornar-se mais seca e a formar manchas. A exposição solar, o stress, a má alimentação, o consumo de álcool, o tabaco e as noites mal dormidas contribuem também para o aparecimento de rugas.

Eu recomendo usar um bom hidratante anti-rugas, que cuida e protege a pele, ajudando a prevenir ou a atenuar as rugas. Neste caso, as necessidades são diferentes para cada mulher, pelo que pode começar a usar um creme para as primeiras rugas aos 30 anos e a partir dos 40 optar por uma fórmula que combata os múltiplos sinais de envelhecimento, como é o caso das manchas e das rugas instaladas. A verdade é que se começar a hidratar a pele desde cedo (aos 20 anos) e usar um protetor solar 50+ na praia, vai retardar o aparecimento das rugas. E pode perfeitamente chegar aos 40 anos sem rugas, mesmo sem recorrer a tratamentos químicos mais abrasivos.

O meu conselho: Beba muita água; limpe e hidrate o rosto diariamente e nada de se deitar sem desmaquilhar a pele; use um tónico facial diário que remova as células mortas e as impurezas que se acumulam ao longo do dia; prefira cremes diários com protetor solar; não dispense um creme específico para os olhos; use FPS 50+ no rosto quando vai à praia, e aplique uma máscara hidratante e/ou peeling todas as semanas. O uso de seruns (para manchas, hidratante ou anti-rugas) também pode ser útil para obter um efeito mais intensivo e resultados mais rápidos.

depois-do-40-2

Tenho o Peito Descaído

Muitas mulheres ficam com o peito flácido depois de terem sido mães. Porém, graças à grande variedade de soutiens que existem no mercado, o segredo está em saber escolher um modelo adequado ao seu tamanho e tipo de peito. E vai ver que vai fazer toda a diferença, pois com o soutien certo o seu peito vai ficar mais firme e redondo. Até as suas amigas vão achar que fez uma cirurgia plástica 😉

O meu conselho: Se tem dificuldade em saber qual é a melhor solução para si, então procure um aconselhamento personalizado. A loja Dama de Copas oferece o serviço de bra fitting, recomendando o tamanho e o modelo mais indicado para cada caso, tendo em conta o tipo de peito e ocasião. E aqui pode encontrar uma grande variedade de tamanhos, desde costas do 28 ao 46 e copas do A ao K.

depois-do-40-3

Dama de Copas

Tenho Celulite, Flacidez e/ou Gordura Localizada

O ideal será fazer exercício físico, ter uma alimentação equilibrada, beber muita água e aplicar cremes anticelulíticos com regularidade, que ajudam a disfarçar este problema. Mas a realidade é que muitas mulheres desta idade não têm tempo para frequentar um ginásio com regularidade e apenas se preocupam com os excessos ou fazem dieta antes do verão, altura em que querem usar um biquini. O meio termo poderá ser tentar andar a pé pelo menos 20 minutos por dia, usar as escadas em vez do elevador e tentar ter refeições menos calóricas e mais saudáveis. Beber muita água ou chá (sem açúcar) pode ser uma boa forma de manter o corpo hidratado, sem ingerir calorias.

Eu adoro o chá de rooibos, que possui uma ação antioxidante e contém flavonoides, que ajudam a proteger as células dos radicais livres, evitando o envelhecimento precoce e o enfraquecimento do sistema imunitário. Além disso, é diurético e tem efeito desintoxicante. Evita a retenção de líquidos, a sensação de inchaço e a má digestão, ajudando no processo de emagrecimento.

O meu conselho: Se pretende disfarçar a celulite, flacidez e gordura localizada, sobretudo na zona da barriga, nádegas e ancas, de forma rápida e eficaz, a solução é usar lingerie modeladora. Em poucos minutos vai disfarçar aqueles pneus à volta da cintura, reduzir alguns centímetros, dar mais firmeza ao corpo e disfarçar a celulite, nomeadamente se pretende usar uma roupa mais ajustada ao corpo. Existem também collants com efeito modelador e de compressão leve, que atuam na barriga, quadril e glúteos. Se gosta de leggins também existem modelos push up, que garantem um efeito modelador. Mas atenção, pois as leggins funcionam como collants, por isso deve usá-las com blusas ou túnicas abaixo das ancas.

depois-dos-40-7

Cinta modeladora da Spanx (à venda no El Corte Inglés) e collants modeladores da Calzedonia

Tenho um Aspeto Envelhecido

Se gostava de ter uma ar mais jovial, então livre-se dos tons escuros e pálidos junto ao rosto, que vão acentuar as marcas, rugas e olheiras. Eu adoro uma camisola de gola alta preta, mas a verdade é que não ilumina o rosto. Prefira cores mais claras e vivas, que vão dar-lhe um ar mais alegre, jovem e desviar a atenção do rosto. Um lenço, écharpe ou colar colorido podem ser uma boa forma de adicionar cor, através dos acessórios. E não tenha receio de usar tendências com básicos de moda, pois vão modernizar o seu look.

Se tem olheiras e papos, então está na altura de usar um creme de olhos específico, como é o caso do Remescar, e recorrer a um bom corrector de olheiras, de modo a disfarçar esta zona do rosto.

O meu conselho: Uma maquilhagem natural também pode rejuvenescer e iluminar o seu rosto, já que permite disfarçar as imperfeições (manchas, marcas e olheiras), uniformizar o tom de pele, modelar o rosto e o pescoço, fazendo-o parecer mais magro, e abrir o olhar. No entanto, evite bases mais escuras e compactas/espessas, que se acumulam nas rídulas e rugas; cores muito escuras, tanto nos olhos como nos lábios; e blush castanho ou pó bronzeador em todo o rosto, pois vão dar-lhe um ar mais envelhecido. Prefira bases fluídas e mais luminosas, assim como um blush rosa ou cor de pêssego, que garantem um ar mais radioso. E não se esqueça da máscara de pestanas para abrir o olhar e obter um efeito va-va-vum!

depois-do-40-5

Jeanette Scott e Julia Roberts

 

Rita Carvalho

Comentários sobre o post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.