Blogs do Ano - Nomeado Moda

In Styleland nomeado para Blog do Ano

Blogs do Ano

Esta semana, o In Styleland foi nomeado para Blog do Ano, na categoria de Moda. E só posso estar grata ao júri da Media Capital, por ter selecionado a minha plataforma digital, entre tantas candidaturas.

A votação online já começou, por isso não se esqueçam de votar aqui até dia 20 de outubro!

Confesso que fiquei completamente surpreendida com esta nomeação, pois existem dezenas de blogs de moda em Portugal. E alguns que resultam do trabalho de uma equipa de profissionais e com fotografias cuja qualidade editorial está ao nível das melhores publicações de moda.

Eu também gostava de um dia lá chegar, mas até agora tem sido uma caminhada solitária, ao longo dos cinco anos de projeto. Por isso, gostaria de partilhar convosco esta experiência, já que sem as leitoras deste blog não teria sido possível ter chegado até aqui.

Para manter um blog é necessária muita disciplina, empenho, horas de trabalho e automotivação, sobretudo quando se tem outra profissão. E implica, por vezes, ter de abdicar de fins-de-semana e escrever fora de horas.

Desengane-se quem acha que a “vida de blogger” é ganhar muito dinheiro, receber produtos, viajar ou passar a vida em festas. Pelo contrário, a remuneração só acontece ao fim de alguns anos e depois de termos uma audiência consolidada. Até lá, é trabalhar mesmo por “amor à camisola” e não desistir. Ou seja, é um bom teste de persistência e determinação.

Blogs do Ano 2018

Como tudo começou

Quando criei este blog, em 2013, tinha muitas dúvidas, pois já tinha passado dos 40 anos e não sabia até que ponto isso seria uma desvantagem. Afinal, são as adolescentes que passam o dia ligados ao mundo digital (dormem, comem e parecem ter uma relação amorosa com o telemóvel), e o meu público seriam mulheres com mais de 30 anos, que têm uma vida profissional ativa, filhos e outros compromissos. O que lhes deixa pouco tempo disponível para acompanharem e comentarem blogs. Além disso, a minha geração não vive obcecada com selfies ou likes.

O ponto de viragem foi quando decidi que queria fazer algo diferente a nível profissional. Estava cansada de agências de comunicação e da mesma vida, dia após dia. E com a chegada dos 40 anos, após algumas desilusões profissionais, senti que queria experimentar algo novo e diferente. Aceitar um novo desafio.

Talvez não saibam, mas trabalhei como modelo, durante oito anos, na década de 90, enquanto estudava. Como tal, sempre estive ligada, de certo modo, à área da moda e imagem. Nessa altura, tive o privilégio de trabalhar com os melhores produtores de moda, estilistas, maquilhadores e cabeleireiros em Portugal. Tive também a oportunidade de viajar e trabalhar no estrangeiro, numa altura em que a maior parte dos meus amigos ainda estavam a terminar o liceu. E, mais tarde, trabalhei marcas internacionais de moda e de beleza, em agências de comunicação.

Portanto, a decisão de fazer uma formação em Consultoria de Imagem Pessoal e Profissional, na Blossom Image Consulting, pareceu-me uma boa forma de complementar a minha atividade profissional. E foi este o primeiro passo. Após ter terminado o curso, ter uma plataforma digital para dar a conhecer o meu trabalho parecia-me ser uma escolha óbvia. E depois do blog, seguiram-se os artigos publicados no Dinheiro Vivo, Link to Leaders e Sapo Lifestyle. Por que na verdade, eu adoro escrever!

Resolvi, então, compilar todos estes temas e as questões mais frequentes, que recebia por parte das minhas leitoras no blog, e no final de 2016 lancei o livro “Imagem Profissional, Guia de Estilo da Casa das Letras, concretizando um sonho que sempre tive. E o próximo passo foi criar a minha própria empresa de imagem, conteúdos e relações públicas.

Rita Carvalho, Blog In Styleland, no evento Blogs do Ano

Por isso, se tiverem receio de que aos 40 anos é tarde de mais para iniciar uma nova vida, então deixem-me dizer-vos que foi quando finalmente tive coragem para trocar o certo pelo incerto (um emprego estável pela vida de consultora) e não me arrependo um único dia da minha decisão. Acredito que os 40 dão-nos a maturidade suficiente para nos deixarmos de preocupar tanto com o que os outros pensam ou dizem.

Posso não ter fotos fantásticas, em ambientes de sonho e com as tendências de cada estação, mas escrevo para mulheres que não são perfeitas. Mulheres que querem aprender a valorizar-se e sentirem-se bonitas e atraentes, independentemente da sua idade, corpo ou tamanho. Mulheres que têm rugas, cabelos brancos e celulite, tal como eu.

Deixo o meu agradecimento (e desabafo) a todas as leitores que me têm acompanhado e espero que este blog vos inspire, tal como me tem inspirado a mim.

Article Tags : ,
Rita Carvalho

2 Discussion to this post

  1. Isabel diz:

    Obrigada Rita pelo seu testemunho! Deveras inspirador… espero um dia ter a coragem de seguir as suas pisadas.

    Adoro a sua [email protected]

    • Rita Carvalho diz:

      Olá Isabel.
      Agradeço as suas palavras e nunca deixe de acreditar em si e nos seus sonhos. Não é fácil arriscar, pois existem sempre limitações e obstáculos, mas eu acredito que mais vale tentar, do que lamentar nunca o ter feito.
      Obrigada e bom fim-de-semana!
      Rita

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.