Recentemente, fui passar o fim de semana ao Porto e descobri por acaso uma loja de fotografia de arte, que me chamou a atenção. Situada na Rua de Santa Catarina, nº 563, a YellowKorner apenas tem uma loja em Portugal e 94 em todo o mundo. O seu conceito é simples: democratizar a fotografia de arte, tornando-a acessível a todos. As galerias da YellowKorner comercializam imagens de mais de 200 artistas, fornecidas em edições limitadas e acompanhadas de um certificado de autenticidade.

Eu sou uma fã incondicional de fotografia e adoro ter quadros em casa, que tanto podem ser editoriais de moda, como frases ou mesmo alimentos (já que tenho várias molduras na cozinha). Mas nem sempre é fácil encontrar fotografias apelativas e diferentes, já que se comprarem posters e ilustrações nas grandes cadeias de decoração, o mais provável é encontrarem as mesmas imagens em todo o lado.

A questão é que se pretenderem comprar uma serigrafia ou uma fotografia de autor vão ter de investir um valor considerável, perfeitamente justo para o artista, não me interpretem mal, mas nem sempre acessível para a maior parte das pessoas. Os mais criativos podem sempre recortar gravuras de livros e de revistas e depois emoldurá-las.

Mas voltando à YellowKorner, a loja tem centenas de fotografias, de várias temáticas e dimensões. E cada uma está numerada, já que se trata de uma edição limitada. Nesta altura, ainda encontram imagens em promoção da coleção anterior, inclusivé algumas emoduradas e com descontos até 40%.  Aqui podem encontrar fotografias de alta qualidade de viagens, cinema, moda, animais, paisagens, vintage, desporto, aviação, entre outras temáticas. Ou seja, há de tudo para todos os gostos e carteiras. E prepare-se, pois a loja tem umas quantas centenas de imagens, pelo que vá com algum tempo. Aliás, muitos decoradores recorrem à YellowKorner para os seus projetos.

Para quem não tem oportunidade de ir até ao Porto, pode sempre pesquisar e encomendar através da loja online, mas não irá beneficiar dos descontos feitos em loja.

Na minha visita fui abordada pela gerente, que me explicou todo o conceito e que esta era a única loja do país. Como tinha viajado de comboio tornava-se difícil levar molduras comigo, pelo que me confirmou que fazem entregas em Lisboa, sem qualquer custo adicional. Aliás, pode escolher a moldura que pretende, de modo a receber tudo pronto. Assim sendo, lá me decidi por três retratos da fotógrafa argentina Romina Ressia, de inspiração pop art, que se destacam pela sua originalidade.

Aqui ficam algumas das imagens que pode encontrar na YellowKorner 

 

yellowkorner-2 yellowkorner-3

YellowKorner Porto: Rua Santa Catarina, nº 563 / Telef: +351 223248777 / +351 917389838

Rita Carvalho

Comentários sobre o post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.