Blogs do Ano - Nomeado Moda

Já conhecem as Josefinas?

“Feitas em Portugal e a contar histórias pelo mundo” é a frase com a qual somos recebidos pela marca, ou não fosse o nosso país um produtor e exportador de calçado por excelência.

Tudo começou quando uma jovem arquiteta, Filipa Júlia, resolveu colocar em prática um sonho de criança “criar um calçado prático, elegante, que honrasse o meu passado de bailarina e o futuro da mulher moderna portuguesa. Rapidamente cheguei ao conceito das sabrinas. Mas, para mim, estas não poderiam ser umas sabrinas quaisquer, teriam de ter personalidade, representar o que de bom fazem as mãos dos artesãos do meu país e, acima de tudo, dar a uma mulher a elegância e a confiança que uns sapatos podem trazer à sua vida”.

Em São João da Madeira encontrou os mestres irmãos sapateiros Jorge e Carlos, que desde logo acreditaram no projeto. Depois de passar um ano a pesquisar materiais, a fazer testes e experiências, e com a ajuda de amigos e, até mesmo, de bloggers de moda, Filipa ganhou coragem e lançou as Josefinas.

Arregaçou as mangas e tornou-se uma jovem empreendedora, ao criar a sua marca própria de sabrinas, cujo nome é uma homenagem à sua avó. Assim nasceram as Josefinas, das mãos de artesãos e do sonho de uma menina, que quer dar a volta ao mundo com as suas sabrinas.

Josefinas 2

Para construir as Josefinas, Filipa explica que “utilizam-se peles de alta qualidade, o melhor couro para as solas, gorgorão de alta qualidade e nem o cordão, que as aperta, fugiu a esta triagem. A pele e o couro foram selecionados tendo sempre em conta a necessidade de serem materiais flexíveis, capazes de se adaptarem à elasticidade do pé e à sua respiração. O cordão das Josefinas tem a particularidade de ser ajustável, o que permite apertar ou alargar as sabrinas de acordo com a necessidade de cada pé”.

E é com muito orgulho, que a sua criadora afirma “As Josefinas são as sabrinas mais bonitas, disso tenho a certeza!”.

Como é que surgiu a ideia de lançar a marca Josefinas e porquê o desenvolvimento de uma linha de sabrinas?


A ideia de criar as Josefinas surgiu porque me parecia difícil encontrar sabrinas básicas, elegantes e confortáveis. Queria criar uma marca, em que as pessoas soubessem que ali encontrariam, provavelmente, umas sabrinas que gostassem e só teriam de se preocupar a escolher a cor, o padrão ou o modelo.

O que distingue as Josefinas das outras sabrinas?


As Josefinas da coleção de outono/inverno são feitas com materiais de qualidade, que têm a sola em couro com uma injeção de borracha antiderrapante, sendo a palmilha, o forro e o exterior em pele. O cordão ajustável, à volta de toda a Sabrina, permite apertá-lo quando o pé é muito magro ou quando as Josefinas ficam com alguma folga, depois de um uso intensivo.

Como tem sido a receptividade das portuguesas às Josefinas? Já receberam encomendas de outras parte do mundo?
As portuguesas receberam-nos de braços abertos. As vendas correm bem e o apoio e o incentivo de muitas clientes das Josefinas é essencial para seguirmos em frente. As críticas construtivas também são importantes para evoluirmos.

As Josefinas são 100% portuguesas?


As Josefinas são feitas em São João da Madeira pelos mestres sapateiros Jorge e Carlos. Todos os materiais são portugueses, com exceção de algumas peles. Estamos a trabalhar para que na próxima coleção primavera/verão as peles sejam todas nacionais.

Josefinas 4

Onde são vendidas as Josefinas? Qual é o seu valor?
As Josefinas são vendidas em www.josefinas.pt. O valor varia entre os 95 euros e os 119 euros.

Desenvolvem sabrinas feitas à medida de cada cliente, tanto ao nível do tamanho como das cores e dos padrões?


As Josefinas têm coleções definidas. Excecionalmente, respondemos a pedidos específicos de cores e padrões.

Neste momento, a marca apenas comercializa sabrinas. Está previsto o lançamento de outro tipo de acessórios ou calçado?
As Josefinas querem continuar a ser identificadas como uma marca de sabrinas. Pode ser lançado um outro tipo de sapato ou acessório, mas como complemento da coleção. Mas as Josefinas para crianças são uma ideia que poderá avançar futuramente.

A marca desenvolveu a campanha “Até onde te levam as tuas Josefinas?”, que convida as suas clientes a fotografar as sabrinas, em qualquer lugar ou situação. Quais as imagens que mais vos surpreenderam?

No site temos um separador chamado “Pelo Mundo”, no qual convidamos as pessoas a enviar um postal virtual e a partilhar uma imagem e um texto. No instagram temos a hashtag #josefinasportugal para que todas as clientes possam divulgar as fotografias das Josefinas.

Um dos postais que recebemos foi o da Marta Marcelo Santos, que comprou as Josefinas e soube que estava à espera de bebé. O último foi o da Cláudia Veiga dos Santos, que fez uma fantástica reportagem fotográfica das Josefinas na sua lua-de-mel em Portugal. Todos os postais que recebemos são motivo de orgulho para a equipa e são um sinal de carinho por parte das mulheres que acreditam no nosso projeto.

Josefinas 7

O que podem as vossas fãs esperar da marca?
As nossas fãs podem acreditar que as Josefinas são para continuar. Queremos inovar e surpreender. A marca é um projeto que quer evoluir e crescer. Queremos criar a cada seis meses novas Josefinas, que encantem as mulheres que gostam do que fazemos.

Como é que a Filipa define o seu estilo pessoal?


No dia-a-dia o meu estilo é simples, descontraído e confortável. Adoro procurar peças antigas da minha avó e da minha mãe e conjugá-los com a minha roupa.

Que conselho dá às pessoas que gostariam de lançar a sua marca?
Quem quer lançar uma marca deve acreditar muito no projeto e saber rodear-se de pessoas, que partilhem a mesma determinação e paixão. Nós tivemos essa sorte. As Josefinas são fruto de um trabalho de equipa e dos bons conselhos de familiares e amigos.

Josefinas 8

Esperemos que esta aventura possa levar as Josefinas além fronteiras e a realizar o sonho de outras mulheres. Quem sabe se um dia não as vamos ver nos pés de algumas celebridades internacionais. Aliás, se a Rihanna fabrica a sua linha de sapatos em Portugal e a princesa Letizia de Espanha usa calçado do Luís Onofre, acreditamos que isso é bem possível!

Contactos
Site: www.josefinas.pt
Facebook
Telem: +351 919 799 110
E-mail: info@josefinas.pt

Article Tags : , ,
Rita Carvalho

Comentários sobre o post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.