Blogs do Ano - Nomeado Moda

A Maquilhadora Sónia Godinho

A maquilhadora Sónia Godinho é uma presença habitual no blogue In Styleland, mostrando o passo a passo de diferentes visuais de make up, de forma dar a conhecer a sua arte. E é com prazer e entusiasmo que fala da sua nova profissão, depois de ter trabalhado durante 10 anos na área da comunicação para marcas de beleza internacionais.

O seu olhar conquista sempre um novo brilho, quando recorda o curso de maquilhagem na Lisboa MakeUp School há dois anos, onde teve oportunidade de aprender todos os truques com o seu mestre Miguel Molena. O “bichinho” da maquilhagem foi crescendo, até que um dia decidiu que era nesta área que queria apostar o seu futuro. Encheu-se de coragem, despediu-se do emprego que tinha, criou um blogue e uma página de Facebook – nos quais promove os seus trabalhos e dá a conhecer as novidades de maquilhagem – e decidiu empreender uma nova fase na sua vida.

Já trabalhou para campanhas publicitárias, editoriais de revista e produções fotográficas. Além disso, promove workshops de automaquilhagem individuais ou para grupos, onde ensina todos os truques desta técnica e responde às dúvidas mais frequentes das participantes. Mas confessa que é com as noivas que o seu trabalho ganha mais encanto.

SG2

Já conheço a Sónia há alguns anos, altura em que nos cruzámos no universo da comunicação e imagem, e recordo a sua atenção ao detalhe, o perfecionismo, a dedicação e o profissionalismo de quem não se desvia um minuto das tarefas que tem em mãos. Imagino-a a Audrey Hepburn dos tempos modernos, com o seu look inspirado nos estilos clássico, vintage e romântico, as suas sabrinas e imagem de marca rosa com bolinhas negras. Por isso, fiquem a conhecer mais sobre o seu percurso, estilo, preferências e curiosidades.

Fala-nos um pouco sobre o teu percurso?

Comecei há 10 anos como consultora de comunicação. Depois do curso de comunicação social, trabalhei em agências de comunicação como account. Acho que a primeira grande viragem foi há cerca de 5 anos, quando comecei a trabalhar com marcas de beleza, o que veio relembrar o gosto antigo pela maquilhagem, mas a comunicação foi-me preenchendo cada vez menos.

Certo dia, uma conversa com uma amiga abriu-me os olhos. Em 2 meses estava a tirar um curso profissional de maquilhagem na Lisboa MakeUp School. Comecei logo a fazer estágios e outros pequenos trabalhos.

No início deste ano, despedi-me da agência onde trabalhava e dediquei-me em exclusivo ao meu novo velho amor: a maquilhagem.

Como surgiu o interesse pela maquilhagem?

O interesse sempre existiu. Desde pequena que adorava maquilhar os bonecos e roubava os produtos da minha mãe. Os meus pais acabaram por me oferecer um busto gigante, próprio para maquilhar, e este era o meu brinquedo preferido. Mas a paixão ficou esquecida, ou melhor adormecida, durante uns anos, até vir ao de cima, para me preencher totalmente a nível profissional e pessoal. É como a máxima “Choose a job you love and you never have to work a day in your life” (“Escolhe um trabalho que gostas e não vais ter de trabalhar mais um dia na tua vida”).

SG7

Quais são os teus produtos de maquilhagem favoritos?

Nenhuma mulher pode viver sem máscara de pestanas! É o produto que faz toda a diferença, mesmo sem aplicar mais nada. Depois, vem o corrector que, quando bem aplicado e no tom certo, faz verdadeira magia.

Acrescento ainda à lista o BB cream, uma inovação recente, mas que permite ter uma aparência natural, e o pó bronzeador, fundamental para o tal “ar saudável” que todas procuramos e também para modelar o rosto, de acordo com os padrões convencionais de beleza.

Nos teus workshops de maquilhagem, quais são as dúvidas mais frequentes das mulheres?

A grande questão é quase sempre a mesma: smokey eyes. De tal forma, que adaptei uma técnica acessível para fazer o que eu chamo de “smokey eye finjido” e que ensino em todos os workshops que dou. E a verdade é que, até hoje, todas as participantes dizem que afinal não é assim tão difícil e que conseguem reproduzir em casa facilmente, o que me deixa muito satisfeita.

Mas a maior dificuldade das mulheres é escolher e acertar no tom correto da base e aplicar o pó bronzeador. Passo boa parte dos workshops a explicar como se faz, pois existem sempre muitas dúvidas.

Que tipo de serviços e workshops realizas e como podem as pessoas agendar uma sessão?

Faço workshops de automaquilhagem, onde explico todos os passos, e depois respondo às necessidades das formandas ou a algum pedido específico.

Tenho os serviços de maquilhagem para festas, casamentos, saídas à noite, incluindo noivas, que confesso ser um dos meus preferidos. Adicionalmente, e embora não seja o meu core, por vezes disponibilizo o serviço de hairstyle, quando são trabalhos simples.

Tenho ainda o “cabeleireiro das princesas e piratas” no meu portefólio, pois é um trabalho bastante gratificante. Este serviço permite às crianças arranjarem-se como os crescidos, assim que chegam às festas infantis, e inclui face painting, penteados e pintar as unhas.

Para agendar uma sessão ou saber mais sobre os serviços, basta contactarem-me pelo Facebook Sónia Godinho MakeUp ou para o e-mail soniargodinho@gmail.com.

SG3

Que tipo de maquilhagem recomendas para uma pele bronzeada e para o verão?

Para o dia-a-dia não sou apologista do over makeup, principalmente durante o verão, quando está calor e temos um ar mais saudável. Neste caso, e regra geral, less is more. Assim, recomendo uma maquilhagem em cinco passos: BB Cream ou uma base leve oil free, corrector ou iluminador consoante a necessidade, pó bronzeador, blush e máscara de pestanas. Procurem produtos à prova de água, ou de longa duração, e com fator de proteção solar. Senão, podem sempre misturar um pouco de protetor solar de rosto na base ou bb cream.

Se a pele for muito oleosa, acrescentaria um pó compacto para fixar melhor a maquilhagem e retirar um pouco o brilho da pele.

Quais o erros de maquilhagem mais frequentes, que costumas observar nas mulheres?

Como referia acima, a escolha certa do tom de base, a aplicação do pó bronzeador e também as sobrancelhas, que nem sempre estão arranjadas de acordo com o desenho do rosto. E, na verdade, a sobrancelha é o que nos dá o enquadramento do rosto e vai fazer toda a diferença no final.

Tens algum segredo de maquilhagem? Algum produto ou técnica que uses para potenciar o efeito final?

Tenho alguns e todos os dias vou descobrindo novos! A maquilhagem é mesmo uma aprendizagem diária. Cada novo rosto é diferente e uma nova descoberta.

Ainda assim, existem três truques básicos que as mulheres nem sempre se lembram na hora de maquilhar:

  • Escurecer os cantos exteriores dos olhos com uma cor mais escura, para levantar o olhar
  • Aplicar iluminador nos cantos dos olhos, antes de maquilhar, pois vai abrir e aumentar o olhar
  • Utilizar água termal em todo o rosto,no final da maquilhagem e deixar a pele absorver, não só ajuda a fixar, como também vai dar um ar mais natural. E se o fizerem a meio do dia têm uma maquilhagem fresca e renovada!

O meu Top 5 SG5

  • Base Líquida Alta Definição Make B, Boticário
  • Batom MakeUp Forever Rouge Artist Intense 46 (o meu preferido)
  • Pó Bronzeador H&M
  • Máscara de Pestanas Estée Lauder Sumptuous
  • Lápis de olhos Lancôme Le Crayon Khôl, preto

 

Tens alguma personalidade que seja uma referência para ti, na área de maquilhagem?

Tenho várias, mas destaco a maquilhadora inglesa Lisa Eldridge, responsável pela maquilhagens de muitas atrizes internacionais, como a Kate Wislet, e directora criativa da marca 7, de venda exclusiva nas lojas Boots. Sigo também bastante o trabalho do maquilhador brasileiro Fernando Torquatro, que, entre muitas outras coisas, é o maquilhador oficial das linhas do Boticário.

E depois nunca esqueço o meu querido professor Miguel Molena, o meu guru, como o costumo chamar, responsável por boa parte de tudo o que hoje sei sobre maquilhagem.

Que personalidade gostarias de maquilhar?

O ex-ministro Vitor Gaspar! (risos). As suas comunicações ao país acompanharam o meu percurso do curso de maquilhagem e os primeiros passos na profissão. E a verdade é que sempre que o senhor falava eu não o conseguia ouvir, pois ficava completamente concentrada a pensar como corrigir as olheiras e os papos. Por isso, tornou-se quase um desafio para mim e gostava mesmo de o maquilhar um dia.

O que é para ti ter estilo?

Para mim ter estilo é ser genuíno. É algo muito próprio, que parte de cada um de nós. O todos iguais, “chapa 4”, não é ter estilo, é seguir uma moda, um género, o que não é propriamente a mesma coisa.

Como defines o teu estilo?

O mais simples e confortável possível, sem cair em exageros de utilizar coisas impróprias para a ocasião ou deselegantes, claro! Na verdade, eu até tenho um estilo meio coquette, mas ao longo dos anos tenho vindo a adaptá-lo ao que me é mais confortável, no fundo vou simplificando e misturando.

Quais são as tuas referências de estilo, nacionais ou internacionais?

A minha grande referência é, sem dúvida, Audrey Hepburn. Uma verdadeira senhora, dona de um estilo muito próprio, intemporal e de uma elegância extraordinária. Depois, existem as contemporâneas, que acho que estão sempre bem: Jessica Chaistain, Florence Welsh e Zooey Deschanel. Confesso que também acho alguma piada ao estilo meio desarranjado da Kate Moss.

Quais são as tuas peças de vestuário ou acessórios favoritos?

Sapatos, carteiras e anéis são a minha grande paixão. Embora depois acabe por utilizar quase sempre os mesmos, tenho uma coleção enorme, principalmente de sapatos!

Quais as peças que nunca vão fazer parte do teu armário?

T-Shirts. Não uso de todo.

O que mais valorizas quando compras peças ou acessórios?

A quantidade de vezes que as vou utilizar e as conjugações que poderei fazer com as peças que já tenho no armário.

Qual foi a tua maior extravagância?

Não sou muito de fazer extravagâncias, porque acho que tudo acaba por  deixar de se usar ou estragar. Sou mais adepta do “muito, mas não precisa ser assim muito bom/caro (desde que tenha bom ar!)”.

Que me recorde, as maiores extravagâncias foram umas botas, que eu adoro e tenho até hoje, embora não as use muito, porque têm um salto muito alto, e as minhas carteiras do dia a dia.

Mas as minhas verdadeiras extravagâncias são mesmo com maquilhagem. Perco-me nas lojas e nos mostruários e ando sempre a comprar novos produtos, para uso pessoal ou para a mala de trabalho.

Sónia Godinho e Rita Carvalho

Sónia Godinho e Rita Carvalho

Sónia Godinho Make Up

Blog: http://soniagodinhomakeup.blogspot.pt//

Facebook: www.facebook.com/SoniaGodinhoMakeUp

E-mail: soniargodinho@gmail.com

Rita Carvalho

Comentários sobre o post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.