Blogs do Ano - Nomeado Moda

Como fazer uma maquilhagem de dia em 5 minutos

Muitas mulheres têm pouco tempo de manhã para cuidar de si, mas existem soluções rápidas e práticas. Veja como é possível fazer uma maquilhagem natural para o dia, em apenas cinco minutos.

Para fazer uma maquilhagem rápida, tudo o que necessita é de um kit composto por uma base líquida, creme com cor ou BB Cream, corretor de olheiras, pó solto ou compacto, blush, lápis para os olhos, máscara de pestanas e batom num tom natural.

1 – Hidrate a pele

Não se esqueça de cuidar e proteger a sua pele, através da limpeza e hidratação diárias, preparando-a para a maquilhagem. De manhã, limpe o rosto, aplique um tónico, seguido de um creme de olhos e de um cuidado de rosto com FPS (Fator de Proteção Solar). Leia também “10 Erros que envelhecem a pele“.

2 – Um bom espelho e iluminação são fundamentais

A iluminação do local é importante, de forma a não colocar produto em excesso ou este ficar acumulado em algumas zonas do rosto. O ideal é maquilhar-se com luz natural e ter um espelho que mostre o rosto por inteiro, de modo a conseguir uma maquilhagem uniforme e simétrica. Para uma maquilhagem de dia prefira os tons naturais e sem brilhos.

3 – Uniformize a pele: Os essenciais de maquilhagem

Base líquida ou BB Cream e pó compacto

Experimente misturar o hidratante com a base. Assim, poupa tempo e hidrata a sua pele, ao mesmo tempo que uniformiza o tom e corrige as imperfeições do rosto. Ou então, use um creme de dia com cor e FPS.

Se tiver a pele oleosa, prefira uma fórmula oil free ou pode substituir a base por um pó compacto, que deve ser aplicado com um pincel largo, após o corretor de olheiras.

Aplique a base ou o pó compacto do centro para fora do rosto, em movimentos suaves. Espalhe bem o produto nas zonas das maçãs do rosto, à volta do nariz e debaixo dos olhos. Aplique o suficiente na zona da linha do cabelo e nas orelhas, fundindo bem a base ou o pó na pele, de forma a evitar o chamado “efeito máscara”. A cor deve ser igual ao seu tom de pele, de forma a evitar a diferença de tom para o pescoço.

Corretor de imperfeições

Para camuflar as olheiras e pequenas imperfeições (marcas de borbulhas e manchas), aplique um corretor com leves toques, de modo a cobrir esta área, mas sem excessos. As fórmulas líquidas são mais fáceis de espalhar e dão um ar mais natural, do que os corretores em stick, que garantem uma maior cobertura, mas ficam com um aspeto mais seco. Veja também o artigo “Olheiras: os 6 erros mais frequentes“.

Pó solto ou compacto

Com a ajuda de um pincel largo, aplique um pouco de pó solto ou compacto no rosto, após a base e o corretor, para fixar a maquilhagem e retirar o brilho do rosto. Se necessário, leve consigo o pó compacto para retocar o rosto ao longo do dia, sobretudo se tiver a pele oleosa.

4 – Realce os traços e dê alguma cor ao rosto

Blush

Para realçar as maçãs do rosto e dar um ar mais saudável aplique o blush, com um pincel largo e fofo. Os tons de rosa e pêssego ficam mais naturais na pele clara, enquanto que se estiver bronzeada ou tiver a pele morena deve optar por tons bronze ou rosa queimado. Os tons de vinho, vermelho escuro, café e terracota são ideais para as peles negras. Um bom truque é sorrir e aplicar a cor na região das bochechas, que fica mais alta.

Lápis de olhos e máscara de pestanas

Para destacar o olhar, contorne os olhos com um lápis na pálpebra superior e esbata o risco com a ajuda de um cotonete. Finalize com a máscara de pestanas, aplicando-a da raiz até às pontas. Se pretender usar lápis ou máscara de pestanas na parte inferior, prefira produtos à prova de água, de modo a não correr o risco de ficar com os olhos esborratados, ao longo do dia.

Gloss ou batom hidratante

Para finalizar, escolha um gloss ou batom num tom natural e que hidrate os lábios. Se tiver os lábios muito secos, aplique primeiro (ou substitua o batom por) um hidratante e protetor labial, de modo a evitar que estes fiquem gretados ou ásperos.

5 – E nunca vá dormir maquilhada, por mais cansada que esteja

Hoje em dia, existem soluções micelares, que removem a maquilhagem do rosto e dos olhos, além de refrescar a pele. Eu adoro a fórmula Sensibio H2O da Bioderma para a pele sensível e intolerante.

Foto capa: makeupsessions

Acompanhem-me também na página de Facebook Instagram

Rita Carvalho

Comentários sobre o post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.