O melhor corte de cabelo para cada rosto

Tal como acontece com a roupa e a maquilhagem, o corte de cabelo pode fazer toda a diferença na sua imagem. Este pode ajudar a valorizar os seus traços e até mesmo “emagrecer” ou rejuvenescer o rosto. Se quer saber qual é o melhor corte de cabelo para o seu tipo de rosto, o primeiro passo é identificar o seu formato e avaliar de que modo pode equilibrar a sua estrutura óssea.

Rosto Redondo

Rosto Redondo2

Num rosto redondo, o comprimento do cabelo deve ficar abaixo do queixo. Prefira o cabelo escadeado ou com ondas suaves (sem muito volume), de modo a criar madeixas, que cobrem as linhas arredondadas laterais e estreitam o rosto. A franja lateral por altura da boca também alonga a face. Evite: cabelo muito curto ou puxado para trás, bem como risco ao meio e volume na parte superior da cabeça.

Rosto Oval

Rosto Oval

O rosto oval é o mais comum e o mais versátil. Quase todos os cortes ficam bem neste formato de rosto, pois tem as proporções equilibradas. Prefira cortes retangulares, assimétricos e com algum volume. Se tiver a testa alta, pode disfarçá-la com uma franja. Uma franja lateral com ondas naturais confere algum volume aos cabelos mais finos.

Rosto Longo

Rosto Longo1

Para um rosto longo, o ideal são cortes com volume, ondas ou cortes retos pelo queixo. As franjas são uma excelente opção para atenuar uma testa ou rosto demasiado longo. Neste tipo de rosto deve evitar o cabelo liso, de corte a direito, comprido, com risco ao meio, sem franja ou escadeado.

Rosto Quadrado

Rosto Quadrado

As mulheres com rosto quadrado devem escolher cortes de cabelo, que suavizem as linhas angulares do rosto. Evite os cortes demasiado retos ou geométricos. Os cabelos longos, demasiado lisos e escorridos, também não são recomendados para este tipo de rosto. Prefira cortes que acrescentem volume no topo da cabeça, pois ajudam a alongar e a arredondar as linhas do rosto. Cabelos ondulados também são uma boa aposta. O comprimento ideal é abaixo da linha do queixo ou sobre os ombros, mas se preferir um corte mais longo, opte por um escadeado a partir das maçãs do rosto. Use também uma franja na diagonal, com a parte mais curta no nariz e a mais longa no início da boca.

Rosto Triangular

Rosto Triangular

O rosto triangular tem uma testa alta e larga, sendo o queixo e o maxilar mais estreitos. Os cortes de cabelo que mais favorecem este tipo de rosto são os com franjas desfiadas, compridas ou laterais, pois ajudam a disfarçar o comprimento da testa. Um bom comprimento é o médio ou longo. O corte deve dar volume ao topo da cabeça e largura na parte inferior do rosto. Os cabelos escadeados proporcionam também mais volume e movimento. Prefira cortes de cabelo com uma ondulação suave na linha do queixo, sobretudo se este for mais pontiagudo. De preferência, use o cabelo solto. Evite os cortes demasiado retos, juntos à cabeça, com risco ao meio e puxados para trás. Não deve também usar um bob pela linha do queixo, uma vez que vai evidenciar o formato de coração do rosto.

Foto capa: Jean Louis David

Rita Carvalho

Comentários sobre este post

  1. Adorei as dicas, super certas.
    Vou seguir pra não errar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.