O que levar na mala de viagem

Chegou aquela altura do ano, em que ou vai de férias ou já só pensa nestes abençoados dias, não é verdade? O problema é que o espaço na bagagem é limitado e não quer deixar nada para trás. Aliás, o ideal seria levar tudo consigo, se fosse possível.

Se está a planear o que levar na mala de viagem, então já se deparou com estas duas questões: o que é realmente indispensável, bem como posso reduzir o volume e o peso dos produtos. Por isso, hoje vou falar dos artigos de higiene pessoal e em soluções práticas, que vão facilitar a sua vida.

Faça uma lista de produtos em função do destino e duração da viagem

Esta é a primeira regra para quem viaja. É completamente diferente ir para um destino de praia ou de cidade, mas também deve ter em conta as temperaturas previstas e a duração da viagem para identificar os essenciais que deve levar consigo. Eu começo sempre por fazer uma lista dos artigos, pois ajuda-me na organização da viagem. Não só para identificar se ainda tenho de adquirir alguns produtos, mas também para ter a certeza de que não me vou esquecer de nada à última hora.

Saiba o que é permitido na bagagem de mão se viajar de avião

Lembre-se de que quaisquer objetos que possam ser usados como arma, tais como tesouras, lâminas de barbear, isqueiros e desodorizante em spray inflamável não são permitidos na mala de mão.

Os produtos líquidos e em gel não devem exceder os 100 ml (ou 100 gr), devendo transportá-los num saco transparente com fecho. Não se esqueça de que todas as embalagens acima desta quantidade não são permitidas, pelo que terá de se despedir destas no aeroporto ou levá-las na bagagem de porão. Além disso, existe uma limitação ao nível da quantidade de produtos de higiene pessoal a transportar, já que estes devem caber num saco de plástico de 20 cm por 20 cm.

Os artigos de maquilhagem também se incluem nesta categoria, como é o caso das bases líquidas, máscara de pestanas e gloss para os lábios, bem como da espuma para o cabelo. Por isso, leve consigo apenas embalagens miniatura ou produtos mais compactos, como um batom em stick e toalhitas desmaquilhantes. Um bom conselho é levar alguns artigos de maquilhagem na sua mala e os restantes produtos na bagagem de mão.

Certifique-se também de que leva os medicamentos na sua mala de mão, bem como uma muda de roupa, para o caso da bagagem de porão se extraviar. Em alguns países, de modo a evitar questões com substâncias ilegais deve trazer os medicamentos nas suas caixas originais, acompanhadas do folheto e de uma declaração do seu médico.

Aposte em produtos travel size

Eu prefiro cosméticos e artigos de higiene pessoal de pequena dimensão, que não ocupem muito espaço na mala, pois não é nada prático levar o gel, champô ou hidratante corporal de 400 ml, que pesam toneladas.

Muitas lojas comercializam artigos em miniatura, como é o caso da Sephora, que tem uma área específica, a “Beauty to go”, na qual pode encontrar cuidados de tratamento, como desmaquilhante, tónico para o rosto, hidratantes, máscaras, perfumes e escova compacta para o cabelo. Além disso, aqui encontra também produtos miniatura de várias marcas de maquilhagem de renome, tais como CC Cream, máscara de pestanas, batom, verniz para as unhas, entre outros.

Pode ainda adquirir produtos miniatura, vendidos em separado ou em bolsas, na Body Shop e na Kiehl’s. A Clinique também tem um kit de viagem com o sistema dos 3 passos para o rosto (limpar, esfoliar e hidratar).

Além disso, algumas marcas de farmácia também comercializam produtos em saquetas individuais e embalagens mini. A Klorane tem gel de banho e uma linha para cabelos de pequena dimensão. A Bioderma, Nuxe e Caudalie têm cuidados para o rosto e corpo. Nas grandes superfícies pode ainda comprar artigos travel size da Nivea, como gel para o duche, desodorizante, protetor solar, creme para as mãos e para o corpo.

A Yves Rocher acabou de lançar uma linha de gel duche concentrado (100 ml), que promete 40 utilizações, ou seja a mesma quantidade de um frasco de 400 ml. Uma solução ideal para as férias e para o ginásio. Eu experimentei e adorei!

Outro truque é comprar produtos travel size nas lojas Duty Free dos aeroportos, pois encontra edições limitadas e exclusivas de várias marcas, sobretudo estojos compactos de maquilhagem e promoções especiais. Infelizmente, ainda não encontrei em Portugal lojas como a Boots, no Reino Unido, na qual existe uma grande variedade de embalagens mini.

Se pretender poupar dinheiro

Uma boa forma de não gastar dinheiro é aproveitar as amostras dos produtos, que são distribuídas em revistas ou em compras de perfumaria. Eu junto sempre estas saquetas e embalagens, pois ocupam pouco espaço, e aproveito-as depois para as viagens. Sobretudo, as amostras de perfumes, que são ideais para transportar consigo e retocar sempre que necessário.

Outra opção é reutilizar as embalagens de hotel, pelo que pode aproveitar os frascos vazios para os voltar a encher com os seus produtos habituais. Os boiões dos cremes de olhos (15 ml) também poder servir para colocar os de rosto e corpo.

Invista em embalagens reutilizáveis

Certas lojas vendem recipientes de viagem, que pode encher com os seus produtos habituais. Existem em vários formatos e dimensões, de forma a adaptarem-se às diferentes quantidades e texturas (gel ou creme). Por serem de plástico não corre o risco de se partirem. Pode encontrar estes frascos e bolsas transparentes a preços muito acessíveis, nas lojas da Sephora, Kiko Milano, Primark e Continente.

Um bom conselho é colocar etiquetas nos frascos, de forma a identificar os produtos, pois já me aconteceu passado algum tempo pegar na embalagem e não fazer a mínima ideia de qual era o seu conteúdo…

Se levar frascos de vidro, como o perfume, certifique-se que estes vão devidamente acondicionados. Os produtos devem ser sempre transportados numa bolsa de plástico, de forma a que se uma embalagem abrir ou rebentar não suje a roupa.

Acharam as dicas de viagem úteis?
Rita Carvalho

Comentários sobre o post

Leave a Reply

Your email address will not be published.