Blogs do Ano - Nomeado Moda

O que vestir numa entrevista de emprego

Vai a uma entrevista de emprego e não sabe o que usar? O meu conselho é simplificar, evitando os excessos. A roupa escolhida deve ser discreta, confortável e capaz de proporcionar-lhe toda a confiança, mas acima de tudo deve projetar uma imagem positiva. Esta é uma situação de stress para muitas pessoas, já que irá ser avaliada e terá de destacar-se das outras candidatas, por isso todos os detalhes contam.

O primeiro passo é escolher o que vai usar, em função do dress code da empresa a que se candidata, mas também do cargo a desempenhar. É uma empresa mais conservadora (advocacia, finanças ou banca) ou, pelo contrário, é uma indústria mais criativa (design, publicidade, moda e artes)? Em caso de dúvida, opte por uma roupa mais formal, discreta e não arrisque. Quanto mais elevado for o cargo a que se candidata, maior será também a necessidade de um conjunto mais formal, como é o caso de peças de tons neutros, cortes clássicos e estruturados.

E muito importante, deve sentir-se confortável com a roupa, pois tal irá refletir-se na sua postura durante a entrevista. Se não sabe como comportar-se numa saia travada e nuns sapatos de salto alto, escolha umas calças e sapatos rasos, ou seja não use peças que a façam sentir-se insegura. Deve sentir-se bem e ter liberdade de movimentos.

Deixo aqui algumas dicas de estilo para uma entrevista de emprego, mas pode encontrar mais informação no livro “Imagem Profissional, Guia de Estilo”, de forma a avaliar o que mais se adequa ao seu tipo de corpo e ocasião. E não se esqueça que antes de entrar na sala, deve respirar fundo, erguer a cabeça e recorrer ao seu melhor sorriso, antes de cumprimentar o recrutador.

1.Estilo Formal

Habitualmente usado em bancos, instituições financeiras ou governamentais, consultoras com clientes corporativos e escritórios de advocacia, o dress code formal é o mais rígido e conservador. A discrição é a palavra-chave. Os colaboradores devem usar fato (casaco com calças ou saia, do mesmo tecido e cor), mas também pode usar as peças em separado, mantendo sempre um estilo sóbrio. No dress code formal, opte por peças estruturadas e discretas, sobretudo de alfaiataria (blazer e calças ou saia de corte clássico); blusas ou camisas com mangas compridas ou a ¾; cores neutras e tons mais escuros; padrões e acessórios de pequena dimensão; sapatos fechados, collants e malas rígidas.

O estilo clássico de Letizia Ortiz é um bom exemplo de como pode vestir-se para uma entrevista de emprego mais formal, mas com um toque pessoal.

entrevista-de-emprego-1

Estilo Formal – Entrevista de Emprego

2. Estilo Semi-Formal

Este é o estilo mais usado em escritórios ou em áreas profissionais, que não estão em permanente contacto com os clientes e o público, como é o caso da comunicação, relações públicas, marketing, gestão e farmacêuticas. O dress code business casual ou semi-formal permite que os colaboradores tenham uma maior liberdade na escolha de roupas e de acessórios, assim como nas cores, texturas e estampados, sendo o mais comum nas empresas em Portugal. Porém, não deve usar ganga numa entrevista de emprego. As formas também são mais suaves e fluídas e não tão estruturadas ou rígidas como no estilo formal, como é o caso das malhas finas e plissados, que dão um ar elegante e confortável. Por ser casual significa que não precisa de usar um blazer clássico.

entrevista-de-emprego-2

Estilo Semi-Formal – Entrevista de Emprego

3. Estilo Criativo

É o dress code mais frequente para quem trabalha em áreas como a publicidade, design, artes e moda. O visual pode ser mais colorido e os estampados podem ser maiores, permitindo misturar diferentes materiais e texturas. Pode assumir o seu estilo pessoal, mas com moderação, evitando grandes contrastes de cores e de estampados numa entrevista de emprego. O ideal será recorrer a acessórios statement, como um colar, óculos de vista, mala e sapatos, em vez de um look total com tendências. Um batom mais vivo nos lábios também é uma boa opção.

entrevista-de-emprego-3

Estilo Criativo – Entrevista de Emprego

4. Maquilhagem Natural

A maquilhagem deve ser sóbria e em tons naturais. Utilize uma base ou um creme com cor do seu tom de pele, para evitar a diferença de cor do rosto para o pescoço e um corrector para disfarçar as marcas e as olheiras. Para dar um pouco de cor ao rosto, aplique um blush e um pó bronzeador no contorno do rosto. Um lápis de olhos ou sombra e uma máscara de pestanas vão abrir o olhar. Esqueça as sombras coloridas, brilhantes ou escuras, mais apropriadas para um ambiente de festa. O batom deve ser num tom discreto, como o rosa, coral e laranja. Nada de tons escuros, muito vivos ou artificiais, como o rosa pastilha elástica.

entrevista-de-emprego-4

Maquilhagem Natural – Entrevista de Emprego

5. O que não deve usar numa entrevista de emprego

Roupas com transparências, brilhos ou cores demasiado vivas
Padrões de grande dimensão ou muito exuberantes
Casacos de pêlo
T-shirts, blusas ou gravatas com frases ou bonecos
Decotes acentuados
Calções ou calças curtas
Peças demasiado largas ou demasiado justas
Calças de ganga, leggins ou peças desportivas
Perfume ou maquilhagem em excesso
Ténis, mocassins, sapatos com franjas e tachas e saltos muito altos
Acessórios exuberantes ou de má qualidade
Roupa amarrotada ou suja

Rita Carvalho

Comentários sobre o post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.