Blogs do Ano - Nomeado Moda

Os meus chás de beleza favoritos

Sou capaz de passar o dia a beber chá. Além de ser uma boa forma de hidratar o corpo, ingerindo líquidos (não se esqueça também de beber água), aconchega a alma e tem um efeito medicinal.

No verão, gosto de beber o chá gelado, pelo que faço uma infusão de 1,5 l e coloco-o no frigorífico. Nos meses mais frios, tenho necessidade de o beber bem quente, pelo que tenho sempre uma caneca na secretária, que vou enchendo ao longo do dia.

O chá também é uma excelente alternativa aos refrigerantes, sobretudo se não adicionar açúcar, pois não contém aditivos químicos alimentares, habitualmente presentes nestas bebidas. Porém, é sempre melhor beber chá entre as refeições, de modo a potenciar o seu efeito.

Conjuntos de chá de Anna Westerlund

As vantagens do chá

Aproveito para falar sobre alguns dos meus chás favoritos, que podem ajudar a manter a linha, graças ao seu efeito adelgaçante e diurético, bem como melhorar a saúde e a pele, devido ao seu poder antioxidante e sais minerais. Caso tenha problemas de saúde ou esteja grávida, certifique-se de que não existem contraindicações.

É bem mais acessível, eficaz e saudável beber chá, do que comprar aquelas bebidas ou comprimidos para emagrecer com imensos químicos. Este foi um dos conselhos, que aprendi com a minha nutricionista e integrei na minha rotina diária.

O ideal será fazer uma infusão de um litro e beber ao longo do dia ou, até mesmo, misturar diferentes ervas na mesma infusão, para obter resultados mais rápidos. Além disso, pode adicionar umas gotas de limão ou pedaços de gengibre se desejar aumentar o efeito desintoxicante.

As edições limitadas de Anna Westerlund

Outra das minhas paixões são as chávenas e bules, ideais para quando quer servir um chá entre amigos ou família. E, por isso, não podia deixar de mencionar a coleção de cerâmica, feita à mão, da Anna Westerlund.

Conjuntos de chá de Anna Westerlund

Apesar de ter nascido na Suécia, Anna constituíu família e tem o seu atelier em Portugal. As peças decorativas são lindas e de edição limitada, pelo que convido-vos a conhecer a nova coleção da Anna Westerlund.

Os meus chás de beleza favoritos

Chá Verde – Esta infusão ajuda a emagrecer, já que tem cafeína e catequinas que aceleram o metabolismo, levando o organismo a gastar mais energia. Além disso, facilita a digestão, ajuda a regular o intestino e combate a retenção de líquidos no organismo. Rico em antioxidantes, o chá verde protege as células do organismo, retarda o envelhecimento celular (rejuvenescendo a pele) e ajuda a prevenir vários tipos de cancro. Como o chá verde tem cafeína e aumenta a concentração mental, bebo-o de manhã. Adicione uma colher de chá verde ou saqueta a uma chávena de água quente, bem como umas gotas de limão no final.

Chá Rooibos – Por não conter cafeína, este chá pode ser ingerido a qualquer hora do dia. O Rooibos tem uma ação desintoxicante (para quem pretende perder peso) e é rico em antioxidantes, prevenindo o envelhecimento precoce da pele. A planta possui um efeito detox e ajuda no tratamento de irritabilidade, insónia, dores de cabeça e cólicas. Reduz, ainda, o stress oxidativo e tem minerais essenciais: magnésio, cálcio e fluor (para dentes e ossos saudáveis), zinco (para o sistema imunitário), bem como potássio e ferro (para manter o sangue oxigenado).

Edições limitadas de Anna Westerlund

Chá de Hibisco – O hibisco estimula a queima de gordura corporal, facilita a digestão, regulariza o intestino e combate a retenção de líquidos. Por isso, é uma boa opção para quem pretende emagrecer. Eu preparo o chá com duas colheres de sopa ou saquetas de chá por cada litro. Se pretender potenciar os resultados do hibisco, junte ainda uma colher de sopa ou uma saqueta de cavalinha, já que este tem um efeito diurético e acelera o metabolismo, e o sumo de um limão.

Chá de Cavalinha – Uma infusão com propriedades diuréticas, drenantes e desintoxicantes. A cavalinha é uma planta rica em micronutrientes (vitaminas e minerais), que ativa a circulação sanguínea, sendo ainda eficaz na eliminação de toxinas. Por este motivo, pode ser utilizada para melhorar a retenção de líquidos, uma das principais causas de celulite e sensação de inchaço, infeções urinárias, entre outros. Além disso, graças à sua ação adstringente, a cavalinha ajuda na redução do oleosidade da pele, evitando o aparecimento de acne. Rico em silício, este chá contribui para a elasticidade da pele e o fortalecimento de unhas e cabelo (ajuda a prevenir a queda do cabelo e o aparecimento de caspa).

Chá de Centelha Asiática – Um chá para quem pretende emagrecer e reduzir a celulite, devido ao seu poder diurético, que combate a retenção de líquidos no organismo, reduzindo o volume e o peso corporal. Além disso, esta planta atua na prevenção do envelhecimento precoce. O seu efeito anti-inflamatório, estimulante da circulação sanguínea e da produção de colágeno, previne o inchaço, a celulite e as varizes, além de queimar gordura. Coloque uma colher de sopa da erva ou saqueta por cada meio litro de água.

E qual é o vosso chá favorito?

Acompanhem-me também no Facebook e Instagram

Rita Carvalho

Comentários sobre o post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.