Os segredos da maquilhagem de verão

Sol, calor e transpiração, no verão é preciso saber escolher a maquilhagem mais adequada para esta altura do ano. As temperaturas mais elevadas fazem com que a pele transpire mais e fique com um aspecto oleoso. Além disso, o tom de pele fica bronzeado com a praia, tornando-se necessário ajustar a tonalidade dos produtos, como a base, o pó e o bronzer. O ideal será optar por uma maquilhagem mais leve e ter em conta algumas recomendações para enfrentar o calor.

Uma das dúvidas mais frequentes das mulheres é em relação ao uso de maquilhagem na piscina ou na praia, se é ou não indicada. Aliás, há quem evite o uso de base e de pó durante o verão, aproveitando o facto de estar bronzeada, mas também existe quem procure soluções para uma melhor proteção do rosto e uniformização do tom de pele, sobretudo se tiver manchas ou olheiras. Outra situação recorrente é saber como pode aumentar a duração da maquilhagem e evitar que esta fique borrada com a transpiração ou em contacto com a água.

Para esclarecer as dúvidas e as questões mais frequentes em relação a este tema, conversei com a maquilhadora profissional Rita Fialho, que deixa aqui alguns conselhos valiosos:

1.Existem algumas diferenças na maquilhagem de verão face aos produtos usados durante o outono-inverno? 
Seja no verão ou no inverno devemos sempre usar um protetor solar ou uma base com proteção solar, pois isso é o mais importante. No verão, usam-se mais os bronzers e os iluminadores dourados. Pode também optar por não aplicar base, pois a pele já tem um tom “sun kissed”, além de ser mais confortável por causa do calor.

2. Consideras importante usar uma base de maquilhagem com FPS (Fator de Proteção Solar)? Qual a melhor base para usar no verão (base líquida, BB Cream, CC Cream, pó compacto, etc.)?
Sim, porque acredito que a maioria das mulheres não aplica um protetor solar antes da maquilhagem, o que seria o ideal. Hoje em dia, a maior parte das bases já tem um fator de proteção 20 ou 30. A melhor base para usar no verão depende muito do tipo de pele e do gosto pessoal de cada mulher. Eu gosto de bases líquidas, mas se a pele não tiver imperfeições basta um CC Cream.

Maquilhagem de Rita Fialho. Foto à esquerda: Frederico Martins; Foto à direita: Pedro Ferreira

3. E se eu usar um creme de dia com FPS devo também usar uma base com FPS?
A maioria das bases já tem FPS e muitos cremes também. O mais importante é que um deles tenha proteção solar.

4. Há produtos de maquilhagem que podem ser usados na piscina ou na praia?
Sim, mas devem ser à prova de água.

5. Quais os produtos de maquilhagem ideais para usar quando estou bronzeada?
CC Cream, Iluminadores, bronzers, muita máscara de pestanas e um hidratante para os lábios.

6. Nos eventos de verão, em que a pele tende a transpirar mais, como posso fazer para que a maquilhagem dure mais tempo?
Qualquer produto cremoso necessita da aplicação de um pó por cima, por isso utilizamos o pó solto para fixar a base. Outro truque é utilizar um fixador de maquilhagem.

7. Quais são os erros de maquilhagem mais comuns que as mulheres ainda fazem?
O risco de lápis preto na linha de água, sem usar uma sombra escura nos olhos (o que faz com que os olhos pareçam mais pequenos). Outros erros é colocar uma base num tom mais escuro do que o tom da pele, usar um bronzer no rosto todo, em vez de um pó solto translúcido e, por fim, o contouring é sempre arriscado. Mas isso é a minha opinião. O melhor da maquilhagem é que facilmente limpamos o rosto e esta desaparece.

A make up artist também partilhou os seus produtos favoritos para o verão, que são boas apostas de maquilhagem.

Top 5 de Maquilhagem para o Verão por Rita Fialho

Rita Fialho é licenciada em Artes plásticas – Pintura pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, mas cedo descobriu a sua paixão pela maquilhagem. Em 2006 tirou o curso de Maquilhagem no AR-Atelier com Antónia Rosa e durante quase dois anos foi assistente da maquilhadora Cristina Gomes. De 2008 a 2014 fez parte da equipa da Cristina Gomes na Direção de Informação da RTP. Participou na Moda Lisboa, em campanhas de publicidade, catálogos e editoriais de moda. Colabora com várias revistas de moda nacionais, entre elas: Vogue Portugal, Lux Woman, Máxima, Activa, Men’s Health, GQ, Fora de Série (Diário Económico), Sábado. Colaborou, ainda, com a ELLE Rússia e a VIVA! MODA.

Pode acompanhar o trabalho da maquilhadora profissional no seu website e página de facebook

Veja também o artigo como bronzear e iluminar num só gesto

Rita Carvalho

Comentários sobre o post

Leave a Reply

Your email address will not be published.