Blogs do Ano - Nomeado Moda

Parfois apoia luta contra o Cancro da Mama

Outubro é o mês internacional de prevenção do cancro da mama e, para assinalar esta causa, a Parfois vai lançar o movimento #ButterflyEffect (Efeito Borboleta).

Esta iniciativa pretende chamar a atenção e lutar contra esta doença, que afeta anualmente seis mil novas mulheres em Portugal, mostrando que os pequenos gestos podem ter um grande impacto na sociedade.

Tendo em conta que o lenço está associado ao cancro, pois é um dos acessórios mais usados (além das perucas) pelas mulheres quando perdem o cabelo na sequência de tratamentos oncológicos, a Parfois vai lançar dois lenços. O valor angariado reverte na totalidade para o IPO de Lisboa, Porto e Coimbra.

Lenço Butterfly Effect da Parfois

Os lenços vão estar disponíveis, nas lojas e online, a partir do dia 1 de Outubro, em dois padrões e tecidos diferentes, um de poliéster (19,99€) e outro de algodão (9,99€).

A Parfois desafia, ainda, todas as mulheres a associarem-se a este movimento no Dia Mundial do Cancro da Mama, a 19 de outubro, usando um lenço na cabeça e divulgando as suas fotografias nas redes sociais com a hashtag #butterflyeffect.

O Cancro da Mama em Portugal

A 15 de outubro assinala-se o Dia Mundial da Saúde da Mama, a 19 de outubro o Dia Mundial do Cancro da Mama e a 30 de outubro o Dia Nacional de Luta Contra o Cancro da Mama, com o objetivo de promover a consciencialização e partilhar informações sobre esta doença.

Este é o tipo de cancro mais comum entre as mulheres (sem contar com o cancro da pele), segundo a Liga Portuguesa Contra o Cancro. Em Portugal, todos os anos são detectados cerca de seis mil novos casos de cancro da mama.

Como tal, é importante fazer exames de rastreio, de forma a diagnosticar a doença numa fase inicial. Este rastreio é especialmente indicado para mulheres a partir dos 40 anos, que devem fazer uma mamografia (raio-X da mama) anualmente ou a cada dois anos. Mas também para as mulheres que apresentem um risco aumentado (relativamente à média) de ter cancro da mama, pelo que deve pedir ao seu médico para fazer o exame.

Cancro da Mama: 10 Formas de usar um lenço na cabeça 

O Cancro da Mama afeta a autoestima e a confiança das mulheres, não só devido ao estigma da doença e aos efeitos secundários dos tratamentos, mas também às mudanças físicas que se registam ao nível da sua imagem. A remoção do peito (mastectomia) a queda de cabelo, bem como das sobrancelhas e pestanas, entre outras alterações, leva a que as mulheres sintam que perderam a sua identidade feminina.

Por isso, deixo aqui este vídeo da escritora brasileira Flávia Flores, que passou por um cancro da mama aos 35 anos, e mostra como pode usar um lenço de 10 formas diferentes.

Gostaram das sugestões no vídeo?

Acompanhem-me também no Facebook e Instagram

Rita Carvalho

Comentários sobre o post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.