Blogs do Ano - Nomeado Moda

Quer ter uma imagem mais jovem?

Não há nada melhor do que aceitar a passagem do tempo e sentir-se confiante na sua pele. Hoje em dia, existem truques simples e fáceis de seguir para contornar o efeito da idade, como é o caso das rugas, falta de luminosidade, olheiras e papos, flacidez, celulite e cabelos brancos. Aliás, todas as mulheres passam por fases de transformação do seu corpo, pele e cabelo. Tal não está associado apenas à idade, mas também à maternidade, ao estilo de vida sedentário, à falta de tempo e de horas de sono, à alimentação desequilibrada, ao excesso de sol e à falta de cuidados com a pele e o corpo.

Aceite que a perfeição não existe. Mesmo as celebridades recorrem a truques de imagem para rejuvenescer. Por isso, fique a conhecer alguns dos seus segredos. Afinal, dizem que os 40 anos são os novos 30 e assim sucessivamente.

Acima de tudo, saiba que não existem regras sobre o que deve ou não usar a partir dos 40 anos, pois depende do seu tipo de corpo e de pele, estilo de vida e profissão, bem como do clima, cultura e do meio ambiente que a rodeia. O importante é sentir-se confortável e confiante com a sua imagem.

Use cores mais claras e vivas junto ao rosto

Pode não saber, mas certas cores têm o poder de a rejuvenescer ou de a envelhecer, acentuando marcas no rosto, olheiras e rugas. Evite, por isso, o preto e alguns tons pastel (que a tornam ainda mais pálida), junto ao rosto, e certifique-se de quais são as cores que mais a valorizam (tons quentes ou frios). Com certeza, já vestiu uma blusa colorida e todos elogiaram o seu “bom aspeto”. Prefira tons mais claros e alegres na parte superior do corpo, que suavizam os traços e conferem maior luminosidade ao rosto, quer seja em roupa ou em acessórios, como um lenço, cachecol ou colar.

estilo aos 40 a

Misture básicos com tendências

Quem disse que as tendências de moda são para as pessoas mais jovens? Aposte num guarda-roupa com básicos de moda versáteis, que pode usar em várias ocasiões, e depois invista em peças que possam dar aquele toque especial ao seu estilo, modernizando-o. Pode ser um modelo de óculos, uns sapatos ou uma mala mais trendy ou a forma como conjuga as peças, misturando padrões ou cores. As mangas também são ideais para disfarçar a flacidez nos braços. Por exemplo, pode usar uma camisa e saia lápis com umas sandálias e um colar statement; ou um conjunto mais clássico com um blusão de pele ou casaco colorido. Sobretudo, esqueça aquelas roupas quadradas, aborrecidas e escuras do tempo da sua avó, pois além de esconderem o seu corpo, apenas vão dar-lhe um ar antiquado e envelhecido.

estilo aos 40 b

Invista em Acessórios

Este é um conselho que estou sempre a dar, pois os acessórios são uma forma rápida e simples de transformar o seu visual. Quer seja um colar vistoso, um relógio pulseira, um lenço, um chapéu, uma mala ou um cinto, estas peças personalizam o seu look e desviam a atenção para esta zona do corpo. Experimente colocar um cinto com padrão animal ou detalhes, se pretender destacar a cintura; usar colares em camada, de modo a valorizar o seu colo; ou escolher uns óculos de vista ou de sol, que possam ser a sua assinatura de marca. Se tiver rugas no pescoço, use e abuse de lenços. Valorize-se!

estilo aos 40 c

Recorra a lingerie modeladora 

Este é um dos segredos da maioria das celebridades: usar lingerie que modela o corpo, de modo a disfarçar os seus pontos fracos e realçar as suas curvas. Oprah Winfrey, Kim Kardashian e Gwyneth Paltrow são algumas das fãs da marca Spanx, que é muito popular nos EUA. Muitas mulheres depois de serem mães ficam com uma barriguinha, bem como o peito e o corpo flácido. Além disso, a celulite e a flacidez surgem quando tem um estilo de vida sedentário, independentemente da idade. A verdade é que com o passar dos anos, o corpo regista alterações hormonais e mesmo que seja uma assídua frequentadora de ginásio, é natural este perder firmeza ao longo do tempo. O aumento de peso leva também a que  fique com umas gordurinhas concentradas na zona da barriga, costas, coxas e nádegas. Por isso, a lingerie modeladora pode ser a melhor solução para perder alguns centímetros extra em apenas alguns minutos. E não se esqueça de usar um modelo e tamanho de soutien adequado, pois vai fazer toda a diferença, não só ao nível estético mas também de conforto e auto-estima. Aliás, existem diversas soluções no mercado para cada tipo de peito.

estilo aos 40 d

Cuide da sua pele desde cedo

Esta é uma das maiores preocupações das mulheres, pois o rosto está sempre à vista de todos e com o avançar da idade surgem as rídulas e as rugas, os papos e as olheiras, as manchas de rosto, bem como a perda de firmeza e de luminosidade. O truque é começar a cuidar da sua pele desde muito jovem, protegendo-a do sol na praia com FPS+50 e limpando-a e hidratando-a diariamente. É isso mesmo: todos os dias, sem exceção! Não se esqueça que é melhor prevenir do que remediar. Isto por que o rosto ao longo do dia acumula impurezas, oleosidade e poluição, pelo que necessita de ser limpo, antes de se deitar. Além disso, ao remover as células mortas vai estimular a sua renovação celular, preparando a pele para o segundo passo: a hidratação, tanto no rosto como nos olhos.

Comece com um creme de dia hidratante com FPS (Fator de Proteção Solar), adequado ao seu tipo de pele, e depois dos 30 anos avalie se é necessário começar a aplicar um creme para as primeiras rugas. A partir dos 35 ou 40 anos, não dispense um cuidado anti-rugas, pois a pele tende também a ficar mais seca e com manchas. O creme de olhos é fundamental para esta zona mais sensível do rosto, pelo que existem várias soluções no mercado: para rugas, olheiras e papos. E uma regra de ouro é: nunca se deite sem remover a maquilhagem do rosto, por mais cansada que esteja. Eu adoro usar a água micelar, pois limpa a pele, deixando-a suave e macia. Se tiver tempo e paciência, recorra aos tónicos de rosto, às máscaras de limpeza e de hidratação, bem como a um esfoliante (pelo menos uma vez por semana), e aos séruns para cuidados específicos (manchas, rugas ou desidratação). Outra dica é beber muita água por dia, de forma a manter a pele hidratada.

estilo aos 40 e

Aposte numa maquilhagem natural

Pois é, não há volta a dar. A idade reflete-se na pele. O rosto começa a apresentar olheiras, manchas e perde luminosidade. Por isso, uma maquilhagem natural pode ser a solução para disfarçar as imperfeições e valorizar os seus pontos fortes, em apenas cinco minutos, como se tivesse feito uma cirurgia ou tratamento estético ao rosto. Ao uniformizar o tom de pele, disfarçar as olheiras e manchas, bem como levantar o olhar, o seu rosto vai rejuvenescer.

Aplique soluções fluídas ou em creme, como uma base ou BB cream, mas certifique-se de que não fica com excesso de produto acumulado nas rugas, por isso quanto mais líquida for a sua fórmula, mais fácil se torna de espalhar no rosto. Recorra também a um anti-cernes ou corretor fluído para esconder as olheiras e marcas e depois aplique um pouco de pó (solto ou compacto) para fixar a maquilhagem ao longo do dia. Para ficar com um ar mais saudável, destaque as maçãs do rosto com um blush de tom natural (rosa ou pêssego). Nos olhos, aplique uma sombra champanhe, na pálpebra e junto à sobrancelha, e uma máscara de pestanas para abrir o olhar. E se usar lápis de olhos, aplique-o sempre na parte superior do olho, de modo a levantar o olhar, e prefira um tom mais natural, como o castanho. O desenho das sobrancelhas também é muito importante para dar expressão ao rosto, por isso se tiver falhas ou sobrancelhas muito finas, aplique uma máscara de sobrancelhas ou uma sombra com pincel para um efeito lifting!

De referir, ainda, os erros de maquilhagem mais comuns e que podem envelhecer o rosto: usar uma base mais escura do que o tom da sua pele; aplicar um batom ou blush num tom escuro; usar lápis apenas na parte de baixo dos olhos; e recorrer a sombras brilhantes se tiver as pálpebras descaídas. Veja este artigo com a maquilhadora Kimberly Soane, da marca Bobbi Brown, que explica a razão pela qual não deve cometer estes erros e mostra a forma correta de aplicar a maquilhagem.

makeup 4

Opte por tons mais claros e franjas no cabelo

Os cabelos brancos surgem mesmo nas pessoas mais jovens. Por isso, muitas mulheres acabam por começar a pintar o cabelo e a fazer contrastes ou madeixas, de forma a disfarçar esta situação. A verdade é que os cabelos brancos estão associados ao envelhecimento e um bom truque será recorrer a tintas permanentes e a usar tons mais claros, de modo a dar um ar mais jovem e leve ao rosto. Aliás, não use tons de cabelo muito escuros, se tiver tendência a ter olheiras, pois vai acentuar este problema. Um bom truque é fazer nuances ou contrastes num tom mais claro junto ao rosto, do que a base do cabelo na raiz. Outra dica, é usar uma franja para esconder as rugas na testa. Um bom exemplo, são estes dois cortes de cabelo da Jennifer Garder e da Sandra Bullock, que já ultrapassaram os 40 anos. Aconselhe-se junto do seu cabeleireiro habitual de qual será o melhor corte e cor para o seu tom de pele e formato de rosto.

estilo aos 40 g

 

Rita Carvalho

Comentários sobre o post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.