Blogs do Ano - Nomeado Moda

Descubra qual é o seu tipo de corpo

Ampulheta, retangular, triangular, oval ou pêra, sabe qual é o formato do seu corpo?

Tenha em atenção ao seu biótipo, de forma a escolher as peças e combinações de roupa que mais valorizam os seus pontos fortes, bem como aprender a disfarçar certas zonas. Conheça, ainda, algumas dicas de estilo para chamar ou desviar a atenção, de acordo com o efeito pretendido. Saiba tirar partido do seu corpo.

5 Biótipos

1. Ampulheta

É considerado o corpo com as formas ideais, pois os ombros e as ancas estão alinhados. As curvas do corpo são proporcionais e o seu ponto forte é a cintura fina. Deve valorizar as suas formas e marcar a cintura, com peças ajustadas ao corpo e cintadas. Caso contrário, o seu corpo vai parecer retangular e sem curvas.

Use: Blusas e vestidos cintados para realçar as suas curvas e casacos com cintos. Para alongar as pernas aposte nas calças com padrão de risca-de-giz e nas saias acima dos joelhos.

2. Retângulo ou Coluna

Se os seus ombros, as ancas e a cintura estão alinhados, é magra e tem poucas curvas, então tem um corpo tipo retângulo ou coluna. As pernas são normalmente finas e, quando ganha peso, este fica distribuído de forma equilibrada. Aposte em peças, que criem a ilusão de ter formas e desvie a atenção da cintura.

Use: Peças com recortes, assim como cintos e faixas, que ajudam a criar uma falsa cintura. As blusas soltas disfarçam a falta de curvas. Valorize também a região do colo com decotes, colares ou detalhes, como folhos e pregas. Prefira saias em formato evasé ou rodadas e calças com bolsos volumosos, de forma a ganhar formas e parecer que tem a cintura mais fina.

3. Triângulo invertido ou Cone

Neste tipo de corpo, os ombros são sempre maiores do que as ancas. A cintura tende a ser reta, as costas largas e as pernas longas e finas. O volume da silhueta está concentrado na parte superior do corpo. Para equilibrar a silhueta, desvie a atenção do tronco, fazendo com que os ombros pareçam menores e as ancas mais volumosas.Valorize também o seu ponto forte: as pernas.

Use: Blusas com tecidos fluídos, cores neutras e decotes estreitos em V para aligeirar o tronco. As camisas e as blusas devem ter detalhes na vertical. Para destacar as ancas, escolha peças estampadas, bolsos ou detalhes chamativos. As saias, os vestidos e os calções são uma boa opção para chamar a atenção das suas pernas.

4. Oval

Normalmente, que tem uma silhueta oval está acima do peso ideal para a sua altura. As linhas do corpo são curvas e o pescoço é largo. A cintura pode ser maior ou na mesma linha dos ombros e das ancas. Deve afinar a silhueta, esconder a barriga e chamar a atenção para as áreas mais finas do corpo, como os pulsos, o decote e os tornozelos, além de criar uma falsa cintura. Outra sugestão é chamar a atenção para o rosto e valorizar as suas pernas.

Use: Túnicas, camisas e blazers abertos. As blusas com decotes ou detalhes verticais são ótimas para disfarçar a barriga. Procure deixar uma parte da pele à mostra, no decote ou nos braços. Decotes em V e mangas a três quartos destacam essas zonas. Não use roupas muito fechadas, com mangas compridas e gola alta. Para afinar as coxas, use as blusas a meio das ancas e decotes em U ou em V. Se tiver pernas bonitas e torneadas deve valorizá-las com saias e vestidos por altura dos joelhos. Prefira cores escuras ou neutras e looks monocromáticos.

5. Pêra

No corpo tipo pêra, os ombros são mais estreitos do que as ancas, a cintura e os braços são finos e os seios são de pequena ou média dimensão. O mais importante é equilibrar o tamanho dos ombros com o das ancas e atrair a atenção para a parte de cima do corpo. Deve marcar a cintura, ainda que de forma ligeira, de modo a ficar com uma silhueta mais magra.

Use: Blusas com estampados, golas, decotes ou folhos na parte superior, assim como os lenços e os colares são boas escolhas para destacar os ombros. As faixas e os cintos ajudam a marcar a cintura. Aposte em calças e saias a direito, de cores escuras, para disfarçar as ancas.

Acompanhem-me também na página de Facebook Instagram

Rita Carvalho

Comentários sobre o post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.